damares Crédito: @damaresalvesoficial1/Instagram

De surpresa, Damares vai a evento do GDF, discursa e posa ao lado de Ibaneis

Publicado em Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Suzano Almeida (interino) — A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apareceu de surpresa, ontem, no Palácio do Buriti, para participar da solenidade do programa Família Acolhedora. Foi recebida com discreta cortesia, mas teve direito a discurso e rasgou elogios ao programa que, segundo ela, vai servir como modelo para o resto do país.

Líderes do Partido Liberal e União Brasil do Distrito Federal têm se reunido sistematicamente. Estão costurando uma coligação branca entre si para poderem ter voz mais ativa na formação da chapa governista nas próximas eleições. O governador Ibaneis Rocha (MDB) observa a movimentação à distância e diz que não é hora de falar numa eleição que vai acontecer daqui a três anos. Ele já anunciou a vice-governadora Celina Leão como sua candidata à sucessão, mas ficou por aí. A um interlocutor, disse que ano que vem vai ser de muitas entregas para a população e que só vai começar a fazer política em 2025.

——————-

Reginaldo Veras se lança pré-candidato ao GDF

Há pouco mais de três anos das eleições, o deputado federal Reginaldo Veras (PV) anunciou que será pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, o objetivo de sua candidatura é “ajudar mais a cidade”. “Como deputado federal, consigo ajudar muito pouco. Antes como distrital, eventualmente, eu conseguia ajudar mais. Se tudo der certo, serei o candidato pelo campo progressista.”

Reginaldo Veras afirma que aguarda pela decisão do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Leandro Grass (PV), para saber se ele pleiteia o Palácio do Buriti. Outra postulante que será respeitada é a também deputada federal Érika Kokay (PT). Maior expoente do progressismo local, a petista ainda não definiu a qual cargo virá. “Tenho um compromisso com o Leandro. Se ele vier ao governo, eu não venho e o apoio. Então, devo vir ao Senado. Porém, sou muito pragmático. Se a Érika pleitear o Senado, vou analisar a possibilidade de vir como segundo nome ou disputar a reeleição. Mas todos sabem que não sou um Kinder Ovo, comigo não tem surpresa”, completa.

——————-

Entrosamento

Anteontem, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, visitou o recém-nomeado delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick, para reforçar seu apoio à nova gestão. Avelar e Werick são amigos de longa data. Ambos foram líderes de movimentos de classe, sendo representantes de sindicatos das Polícias Federal e Civil, e já disputaram, sob a mesma camisa ou como adversários, diversos torneios de futebol.

——————-

Procuradoria da Juventude ficará com Roriz Neto

Proposta pelo deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), a Procuradoria Especial da Juventude deve ficar com o próprio. Há na Câmara Legislativa um consenso de que, tendo partido dele a ideia, seja do mesmo a honra de ser o primeiro presidente. A dúvida é se, sendo ele o corregedor da Casa, ele poderá assumir o posto.

——————-

Comissões em rota de colisão

Criada há um mês, a Frente Parlamentar de Apoio à Micro, Pequena Empresa e ao Microempreendedor Individual, proposta pela deputada distrital Jaqueline Silva (MDB), poderá contar com alguns esbarrões de agenda com uma outra frente, a de Apoio ao Setor Produtivo, apresentada pelo seu colega de partido Daniel Donizet, e aprovada esta semana. Assuntos similares estão no campo de visão das duas.