Dayse Amarilio se revolta com declaração machista de atriz sobre enfermeiras

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) reagiu a declarações da atriz Daniela Escobar que, no podcast Papagaio Falante, do apresentador Sérgio Malandro, disse que profissionais da Enfermagem estariam trabalhando nas unidades de saúde para “catar médicos” e “achar casamento dentro do hospital”. Para Dayse, que é da carreira e foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros, a manifestação foi “extremamente pejorativa e absolutamente desconectada da realidade”, seja ela das atividades realizadas pelas profissionais da Enfermagem, seja pela postura estereotipada e preconceituosa adotada na declaração, sem considerar a relevância dos serviços prestados e da importância na assistência à saúde. “A declaração é extremamente ofensiva, sem qualquer fundamento fático e ofende, sem exceção, a todos as trabalhadoras da Enfermagem, que se dedicam, diariamente, a cuidar da vida dos pacientes, sem fazer qualquer distinção entre eles”, disse a distrital, que entrou com representações no Conselho Regional de Enfermagem e no Conselho Federal de Enfermagem pedindo medidas judiciais que obriguem a atriz a se retratar.

Não é não

O juiz Ben-Hur Viza, do Juizado de Violência Doméstica contra as Mulheres, deixa claro: “Um homem não tem o direito de tocar em uma mulher, mesmo nua ou em qualquer circunstância, se ela disser não”.

Novo advogado na praça

Ele já trabalhou no mundo da cultura, em gestão de empresa e, agora, vai se dedicar ao direito. O baiano Geraldo Tavares recebeu, ontem, das mãos do presidente da
OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, a carteira da Ordem. Estava entre os 129 novos advogados que agora podem representar seus clientes nos tribunais. Tavares quer atuar nas áreas tributária, bancária e de recuperação de créditos.

Pequenas empresas devem ser tratadas como tal

Do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do DF Valdir Oliveira: “No Distrito Federal, temos pequenas empresas pagando impostos como se fossem grandes empresas. Quem fatura entre R$ 3,6 milhões/ano e R$ 4,8 milhões/ano está há 5 anos recolhendo ICMS/ISS como se fossem grandes empresas. Precisamos de justiça fiscal para os pequenos negócios em Brasília. Tratar pequena empresa como grande na arrecadação de impostos é atrapalhar a geração de empregos com distribuição de renda”.

Alívio

A senadora Leila Barros (PDT-DF) deve saber exatamente o que o presidente Lula está passando com os incômodos no quadril que chegam a causar mau-humor. A parlamentar enfrentou problema semelhante durante toda a campanha eleitoral de 2022. Sentia muitas dores e mesmo assim enfrentou uma agenda forte de candidata ao Governo do Distrito Federal. No início do ano, Leila — ex-atleta de vôlei — passou por uma cirurgia de implante de uma prótese, e as dores cessaram.

Juiz roqueiro, presidente da Amagis é promovido por merecimento

O Juiz Carlos Alberto Martins Filho, da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF, foi eleito para ocupar o cargo de juiz substituto de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), pelo critério de merecimento. O magistrado assume a vaga antes ocupada pela atual desembargadora Sandra Reves. Natural do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Martins Filho ingressou no TJDFT em 1993, como técnico judiciário. Em 2 de fevereiro de 1996, tomou posse no cargo de juiz. Atualmente, é presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS-DF) e secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Além de juiz, Carlos é roqueiro. Líder da banda Solange que, inclusive, vai se apresentar hoje no Capital Moto Week. No repertório, Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Barão Vermelho e outras bandas de rock brasileiro.

Lei cria programa de atenção a mães de filhos com deficiência

Mães de filhos com deficiências, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, TDA e dislexia terão acesso a um programa de atenção e orientação nomeado “Cuidando de quem cuida”, de acordo com a Lei nº 7.310/2023, proposta pelo deputado Eduardo Pedrosa (União) que entrou ontem em vigor. A lei estabelece diretrizes, estratégias e ações para o programa, o qual visa a oferecer orientação psicossocial e apoio, por meio de serviços em áreas variadas, para o fortalecimento e a valorização das “mães atípicas”.

Ajuda para não esquecer pets

De autoria do deputado Daniel Donizet (PL), entrou em vigor lei que estabelece normas preventivas contra o esquecimento de animais no interior de veículos. Pela nova lei, fica estabelecido que os estacionamentos, shopping centers, centros comerciais, supermercados e estabelecimentos similares devem afixar em suas dependências avisos e alertas sobre o esquecimento de animais no interior de veículos.

“A quem interessa… Leva-se em conta os países europeus, os países do norte, interessa eu ou um entreguista na Presidência da República? Um analfabeto. Um jumento, por que não dizer assim?”

Ex-presidente Jair Bolsonaro

“A imprensa me pediu para responder uma pessoa que tentou me atacar chamando de ‘jumento’. (…) O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele, isso sim. Ofensivo aos jumentinhos, que não fazem mal a ninguém”

Presidente Lula