Fábio Augusto Vieira Paulo H. Carvalho/Agencia Brasília

Com prisão revogada, coronel Fábio Augusto Vieira diz que confia no Estado Democrático de Direito

Publicado em CB.Poder

Por Ana Maria Campos — Depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a prisão do ex-comandante-geral da PM coronel Fábio Augusto Vieira, preso desde agosto de 2023, a defesa do militar divulgou uma nota.

“Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), assumiu desde o início das investigações posição colaborativa e de cooperação, visando auxiliar a elucidação dos fatos e prestar os esclarecimentos devidos. A defesa técnica do ex-comandante-geral da PMDF celebra a correção da decisão e renova sua confiança no Estado Democrático de Direito, nas instituições brasileiras e na democracia”, afirmam os advogados João Paulo Boaventura e Thiago Turbay.

——-

80 anos: imagens da PF

A Polícia Federal celebrou ontem os 80 anos da instituição com o início de uma programação de eventos. O destaque ontem foi a projeção de imagens no Museu da República. O foco não eram os alvos ou grandes operações de prisão ou de busca e apreensão, mas os servidores, a estrutura e o trabalho de peritos, agentes, escrivães e delegados. Não deixa de ser uma forma de apostar na autoestima dos policiais federais.

——-

Mãe de Ceilândia

No aniversário de Ceilândia, que acaba de completar 53 anos, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) postou nas redes uma homenagem diferente. Convidou a ex-governadora e primeira mulher a administrar Ceilândia, Maria de Lourdes Abadia, para revisitar locais emblemáticos da cidade e resgatou pérolas que só quem comandou a cidade por 10 anos conhece. No trajeto, Abadia conta que, no início de Ceilândia, um dos maiores problemas era a falta d’água, solucionada com a caixa d’água, que virou símbolo da cidade. “Abadia ajudou a construir parte importante da história de Ceilândia, por isso não podia faltar nessa minha homenagem à cidade”, justifica Paula Belmonte.

——-

Encontro da cozinha francesa

Esta é para quem gosta de gastronomia francesa. Os chefs Olivier Anquier e Eric Jacquin, naturalizados brasileiros, vieram a Brasília, a convite do presidente Lula, para um almoço com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Itamaraty. Adivinha onde eles foram comer a sobremesa: no Café Daniel Briand, mais famosa patissérie francesa de Brasília.

——-

Erro do PT

O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) conta que, ao ler nota na coluna sobre os possíveis planos de Izalci Lucas de concorrer ao Senado em dobradinha com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), lembrou de uma frase que ouviu do deputado distrital Chico Vigilante (PT). Cristovam disse que Vigilante confidenciou acreditar que foi um erro do PT se empenhar para eleger Izalci senador em 2018 para derrotá-lo. Izalci tornou-se um ferrenho bolsonarista.

——-

Dia do rock

Reverência aos grandes nomes do rock do DF e a cobrança por políticas de incentivo à cultura marcaram o primeiro Dia Oficial do Rock Brasiliense, celebrado nesta quarta-feira (27). A comemoração foi proposta pelo vice-presidente da CLDF, o deputado distrital Ricardo Vale (PT), que promoveu uma sessão solene pela data com a participação de músicos, produtores culturais e fãs, que compareceram ao Espaço Cultural Renato Russo.

Na mesa da sessão solene, nomes como o artista e produtor cultural Marcos Pinheiro, apresentador do programa Cult 22; o ativista cultural Ari Barros, fundador do Ferrok Festival; representantes do Setorial Cultura Rock; o secretário de Cultura Cláudio Abrantes; e Maria do Carmo e Carmem Terezza Manfredini, mãe e irmã de Renato Russo. Durante as falas, produtores culturais anunciaram que, entre 14 e 16 de junho, na Torre de TV, será realizado um festival de rock autoral para promover os novos talentos, com o apoio da Secretaria de Cultura.

——-

De volta ao campo

O empresário Paulo Octávio voltou nesta quarta-feira à Câmara, onde foi deputado por duas legislaturas, antes de se eleger senador. Ele tem participado ativamente da defesa da manutenção das regras do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). No plenário, ele argumentava com os parlamentares com base em dois pontos: segurança jurídica e manutenção de empregos e investimentos.

“O Perse garante um cenário já projetado pelas empresas dos setores contemplados. Retirar o programa é cortar a capacidade de investimento e de geração de empregos. Além disso, a insegurança jurídica atormenta o Brasil. Se há um planejamento tributário para mais três anos, ele deve ser respeitado”, avaliou.

——-

Só papos

“Quem compara sente saudades. No tempo de Jair Bolsonaro tinha emprego, crescimento econômico e otimismo no Brasil. Lula roubou a esperança dos brasileiros. Agora, essa descrença começa a aparecer nas pesquisas. Ainda vamos resgatar o Brasil!”

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

“Em fevereiro de 2024 batemos o maior número de vagas de trabalho formal criadas para o período. Foram mais de 306 mil novos postos com carteira assinada, aumento de 21,2%. Mais uma vez superando as expectativas”

Presidente Lula