photo_2024_05_14_17_49_49-37080535 (1)

Cães da PMDF trabalham no resgate e no policiamento no Rio Grande do Sul

Publicado em Eixo Capital, GDF

Por Ana Maria Campos — A tragédia climática no Rio Grande do Sul tem produzido histórias tristes e de superação para os moradores dos mais de 400 municípios atingidos pelas enchentes e também para seus pets. Sob o slogan “Ninguém fica para trás”, muitos animais têm sido resgatados, como a égua Caramelo, e adotados, como a cadelinha Esperança, que embarcou para Brasília no avião presidencial com a primeira-dama Janja Lula da Silva, e o cachorrinho Eldorado, que se uniu à família do surfista Pedro Scooby.

Mas os bichos também podem ser heróis nesta situação de calamidade. No esforço de auxiliar os trabalhos de resgate e policiamento no estado da Região Sul, a Polícia Militar do DF enviou policiais, um helicóptero, lanchas, equipamentos e dois cães da raça Pastor Belga Malinois, treinados para todo tipo de busca e adversidade. Os cães — um casal, Scoot e Lisa — já estão trabalhando. A raça é considerada entre as mais inteligentes do mundo. “São cães muito fortes e treinados tanto para busca quanto para o ataque, se necessário”, conta o capitão Yuri Alex Dezen, subcomandante do DPCães.

——

Mulheres superpoderosas

Saiu o resultado do Prêmio Engenho Mulher 2024, coordenado pela jornalista Kátia Cubel. Três mulheres foram escolhidas por um júri de sete mulheres jornalistas. As vencedoras: Carmélia Teixeira da Silva Pereira, coordenadora da Creche Guerreiros da Alegria; Rejane Pacheco de Carvalho, criadora do Instituto Reciclando Sons; e Sandra Lia Simon, ex-procuradora-geral do Trabalho e integrante do Coletivo Transforma MP. Premiação será no Museu de Arte de Brasília (MAB), dia 20.

——

Livre para concorrer

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) restabeleceu a elegibilidade do ex-deputado distrital Leandro Grass (PV), atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por unanimidade, os ministros cassaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) que havia condenado Grass, candidato ao Palácio do Buriti em 2022, por fake news. O relator do processo, ministro André Ramon Tavares, avaliou que não houve configuração de uso indevido das redes sociais para propagação de fake news nas eleições de 2022. Leandro Grass está livre para concorrer em 2026.

——

Oficina de papel machê

O Governo do Distrito Federal avança em mais uma iniciativa de ressocialização e reintegração no mercado de trabalho das mulheres vítimas de violência. Uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) vai promover uma oficina de papel machê hoje no Núcleo do Direito Delas, em Samambaia.

Aproximadamente 15 mulheres assistidas pela unidade de Samambaia participarão da ação, que contará com a presença da secretária Marcela Passamani e da diretora do Cmec, Ana Cláudia Badra. As participantes vão contar com uma roda de conversa sobre saúde mental.

——

UnB vai isentar refugiados de taxas

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, por unanimidade, a alteração da Resolução CAD nº 39/2022, que estabelece os valores dos serviços prestados pela Secretaria de Assuntos Acadêmicos (SAA), como a revalidação de diplomas acadêmicos.

Com a decisão, pessoas refugiadas no Brasil e/ou com visto humanitário passam a ter isenção de todas as taxas acadêmicas.  A reunião ocorreu na semana passada, no auditório da reitoria. “São pessoas que, muitas vezes, ao deixarem os seus países, saem só com a roupa do corpo. Hoje temos mais um marco dos direitos humanos na UnB”, explica a reitora Márcia Abrahão.