Crise dinheiro derretendo
Crise dinheiro derretendo Crise dinheiro derretendo

Brasilienses estão mais endividados do que em 2023, diz indicador

Publicado em Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Luana Patriolino (interina) — O número de consumidores negativados cresceu 0,9% no Distrito Federal em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que mostra o primeiro dado do Indicador de Inadimplência do DF. A variação ficou abaixo do crescimento nacional, que foi de 3,8% no acumulado dos 12 meses até janeiro.

—–

Direção

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), Wagner Silveira, aponta que o resultado acompanha uma tendência crescente de endividamento no país. “É urgente que representantes do setor, entidades e o GDF se reúnam e voltem suas atenções de modo a criar soluções para mudar esse cenário que impede a economia local de prosperar”, disse.

—–

Procedimento no coração

A ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o início da semana, para exames do coração. Foi confirmada uma obstrução coronariana e ela fará uma angioplastia com o médico Roberto Kalil. A integrante da Corte receberá um stent que será implantado, hoje, dia de seu aniversário, quando completará 52 anos. A magistrada está animada e confiante.

—–

Novo líder

A bancada do PL tem novo líder na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O deputado distrital Joaquim Roriz Neto assume, hoje, o comando do bloco. Ontem, em discurso no plenário da Casa, ele teceu duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou os ataques de Israel a Gaza com o Holocausto. “Se o Hamas elogiar o meu mandato, eu renuncio no mesmo dia”, afirmou o parlamentar. “Lula ocasionou o maior incidente diplomático das últimas décadas”, completou.

—–

Vitória para mulheres

A CLDF derrubou, ontem, os vetos do GDF para garantir a “licença menstrual” a servidoras, por até três dias, e a instituição de políticas para a proteção à mulher na administração pública da capital. Os dois projetos de lei são de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol). Agora, o Buriti tem 15 dias úteis para se manifestar sobre a decisão. “A derrubada dos vetos é muito importante e será fundamental para aquelas mulheres que sofrem com os sintomas (do período menstrual) e têm a sua produtividade prejudicada no trabalho”, afirmou Maciel.

—–

Apoio a Bolsonaro

Joaquim Roriz Neto confirmou presença na manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo. O evento está marcada para 25 de fevereiro. Os distritais Thiago Manzoni e Roosevelt Vilela, ambos do PL, também comparecerão.

—–

Atraso em obras

O STJ confirmou a condenação da Terracap pelo atraso nas obras de infraestrutura do Setor Noroeste. A Corte considerou que não foi seguido o termo de compromisso fechado com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e a Associação dos Moradores do Noroeste (Amonor).

—–

Problemas

“Foi vendido pela Terracap como um bairro moderno e sustentável e com projeções a preços elevados. No entanto, ainda vemos cenas de alagamentos na região trazendo graves danos à população e aos empresários que ali investiram”, disse à coluna o advogado Rafael Moreira Mota, do escritório Mota Kalume, que representa o Sinduscon-DF.

—–

Só Papos

“A fala do presidente Lula não deveria causar mais repúdio e desconforto do que a limpeza étnica que o Estado de Israel está promovendo contra o povo palestino. Há meses o aparato bélico e militar de Israel está massacrando e assassinando civis com uso de força desproporcional”

Fábio Felix (PSol), deputado distrital

“O primeiro presidente brasileiro a ser declarado ‘persona non grata’ por outra nação. Suas frequentes declarações infelizes, incluindo a defesa de um grupo terrorista, estão manchando a imagem internacional do Brasil”

Thiago Manzoni (PL), deputado distrital