rafael_prudente_eixo 09/11/2020 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Agenda de Rafael Prudente à frente do GDF tem vistoria de obras e visita a RAs

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Teve até transmissão oficial de cargos. O vice-governador Paco Britto (Avante) que estava no exercício do cargo de governador transferiu a função para o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), em solenidade com direito a discurso. Prudente vai despachar no gabinete de Ibaneis Rocha no Palácio do Buriti até domingo, com agenda e assinatura de atos no Diário Oficial. Prudente vai visitar as administrações regionais do Itapoã, Paranoá, Sol Nascente e Taguatinga. Também vai vistoriar obras e almoçar no condomínio Entre Lagos.

Sem posição
Paco Britto estava ontem sem posição. Uma crise no ciático tirava a sua paz.

Mais espaço

Ao trocar o PSB pelo Cidadania, a senadora Leila Barros (DF) enfraquece possíveis pretensões de disputar o Buriti. Ela perde visibilidade. O Cidadania tem oito deputados federais. O PSB, 32. Quatro vezes mais tempo de televisão. Em compensação, ela ganha mais espaço no Senado. Como o PSB só tem um senador — ela mesma— não tem uma liderança e os cargos que a compõem. O Cidadania, por sua vez, tem dois senadores. Ao ganhar mais uma, abre-se as portas para uma liderança.

Petistas vão cobrar pagamento da terceira parcela de reajuste dos servidores do GDF

Por unanimidade, a 3ª Turma Cível do TJDFT manteve sentença que absolveu o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) em ação de improbidade que contestava a legalidade dos reajustes concedidos em sua gestão aos servidores públicos do DF. A decisão vai dar munição para os petistas. Eles já estavam com fôlego renovado com a anulação da condenação do ex-presidente Lula e agora poderão cobrar o pagamento da terceira parcela do reajuste do funcionalismo local, suspensa no governo Rollemberg. Agnelo concedeu dois reajustes anuais dos três aprovados por lei, de sua iniciativa, que passou pela Câmara Legislativa. Mas o Ministério Público apontou na ação de improbidade que os gestores não apresentaram estudos sobre o impacto orçamentário dos reajuste concedidos a 32 categorias, com percentuais entre 3,5% a 22,2%. A Justiça apontou que não houve dolo e que Agnelo apenas quis prestigiar os servidores. Agora os petistas vão adotar como bandeira a concessão do aumento.

Dois governos
A nova secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, integrou os governos de Joaquim Roriz e de José Roberto Arruda. Neste, foi responsável pela educação integral.

Resistência
Com o PT e o Sindicato dos Professores, Hélvia Paranaguá deve enfrentar mais resistência que o antecessor, Leandro Cruz.

Convite a distância
Hélvia Paranaguá estava na fazenda da família no interior do Piauí na última terça-feira quando recebeu uma ligação do governador Ibaneis Rocha (MDB) e o convite para assumir a Secretaria de Educação.

Só papos

“Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSol, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia”
Presidente Jair Bolsonaro

“É extremamente lamentável que, até diante de um problema de saúde pessoal, Bolsonaro consiga ser tão pequeno. Foi desumano diante da doença de Dilma e Lula, é desprezível quando trata politicamente a própria e a usa para atacar o PT”
Senador Humberto Costa (PT-PE)