E75CA87F-2C84-451D-B048-35AFD7FCC5A1

Artesã é sucesso em empreender com arte

Publicado em Coluna Capital S/A

O trabalho autoral de Maria Zi com suas bonecas Bendittas é premiado, e inspira outros artistas a se profissionalizar 

Por Samanta Sallum 

Filha de um alfaiate e de uma costureira, Maria Amaziles Rocha Lopes, 65 anos, ou Maria Zi, como assina seus trabalhos, é uma tecelã premiada internacionalmente. Com formação em Letras e em Comunicação Social, foi como escritora e artesã que descobriu sua grande vocação.

“Abraço o meu ofício com o compromisso de manter viva a tradição das bonecas de pano brasileiras, apoiada em um legado familiar relevante”, conta ela.

Há oito anos, do ateliê na Asa Norte, nascem diversas séries de bonecas únicas, com detalhes bordados à mão. As Bendittas, como batizou.  A inspiração criativa está atrelada ao desejo de realizar uma arte humanista. O que levou seu trabalho a sensibilizar muitas pessoas. E, assim, foi convidada a  participar do Prêmio Sebrae de Artesanato.

 Iconografia brasilense

“O desafio me motivou. Como o compromisso com a iconografia do Brasil e de Brasília já é presente nas minhas criações, me senti ainda mais incentivada a participar”, explicou a artesã. E seu projeto foi vencedor do prêmio em 2022. Um tríptico, inspirado nos anjos da Catedral de Brasília.

Ao divulgar a premiação, incentivou outras pessoas que também sonham em empreender com um trabalho autoral, mas que temem os desafios comerciais. Em junho, o Sebrae no DF abriu as inscrições das premiações para edição deste ano, que vão até 20 agosto.

“Há um número infinito de receitas de sucesso pré-fabricadas. Mas eu acredito que, com a lealdade à própria história, aos próprios valores, podemos construir uma caminhada única. Somos um povo criativo por natureza”, celebra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*