Por Samanta Sallum
Cerca de 100 clubes terão a possibilidade de regularizarem a ocupação no Distrito Federal. Muitos, como o Cota Mil, têm permissões precárias de uso de área pública concedidas há mais de 30 anos. A Terracap divulgou ontem o chamamento público para que as associações apresentem documentação para iniciar o processo. O prazo se encerra em 7 de julho.
Aruc ganhará terreno
O primeiro clube do DF a obter a escritura do terreno foi o Vizinhança, da 108 Sul. O governador Ibaneis Rocha foi pessoalmente, há 3 semanas, entregar o documento, esperado há 61 anos. O próximo será a Aruc, no Cruzeiro.
“O terreno está ainda no nome do DF , será transferido em breve para a Terracap e, com a Lei Distrital 6.888, vamos finalmente garantir o terreno para Aruc” , disse Leonardo Mundim, diretor de Regularização Social da Terracap.
Moeda social
Os clubes, em contrapartida, poderão optar como forma de pagamento a “moeda social”. Ou seja, realizarem projetos culturais, esportivos e de capacitação profissional para jovens e adultos em vulnerabilidade social. “Estamos promovendo um grande avanço nesta área. Há décadas essa medidas eram aguardadas” , destacou Mundim.
PPCUB vai avaliar exploração comercial de clubes na orla
O Plano de Proteção ao Complexo Urbanístico de BrasÍlia (PPCUB) será enviado à Câmara Legislativa até o final do ano, depois de passar por audiência pública. Uma das pautas é a possibilidade de ampliação de exploração comercial dos clubes recreativos, principalmente os localizados em área nobre, como a orla do Lago Paranoá.