Velho continente em crise

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

Hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

facebook.com/vistolidoeouvido

instagram.com/vistolidoeouvido

 

Reprodução: Jovem Pan News

 

          Para a surpresa de zero pessoas, a mídia tradicional do país tem dado pouco ou quase espaço nenhum para os graves acontecimentos que estão tomando conta de todo o continente europeu, nesses últimos meses. Não se sabe o motivo real desse apagão de notícias. O certo é que, nesse vácuo propositado, as mídias sociais tem ocupado esse espaço vazio, preenchendo com notícias diárias, mostrando, claramente, o velho continente envolto numa crise e num caos sem precedentes.

         Para quem acompanha essa crise instalada além mar, que tem levado os produtores rurais a marcharem contra os centros urbanos, o problema é grave e ameaça se alastrar para outras partes, inclusive para o Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a crise europeia poderá envolver a economia brasileira num círculo de desaquecimento tão intenso, que poderá se propagar para o mercado de trabalho, levando a uma diminuição da renda, do desemprego em muitas áreas, com piora inclusive na atividade industrial.

         São, ao todo, onze países que já aderiram aos protestos. Ao que parece, a paciência dos agricultores europeus acabou. Fronteiras entre vários países da Europa foram bloqueados por manifestantes, tratores, colheitadeiras, caminhões e outros veículos, impedindo, seriamente, o fluxo de pessoas e mercadorias, afetando a economia interna desses países. Portugal, Espanha, Grécia, Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Polônia, entre outros países vivem dias de caos, com tratores, vindos dos campos e ocupando os centros das principais capitais, promovendo o que parece ser a maior manifestação coletiva já vista em toda a Europa.

         No centro das discussões, estão os acordos feitos por vários governos dentro da União europeia e que vêm prejudicando seriamente os agricultores desses países. Com os acordos na UE, vieram os aumentos nos custos da produção que deram um salto para cima, embora o valor das mercadorias tenha caído.

         Por outro lado, as importações de alimentos dispararam, principalmente vinda de países como o Brasil. Mesmo diante destes distúrbios, a União Europeia segue firme em sua narrativa de regular a produção local, por conta, dizem, das mudanças climáticas. Os agricultores locais acusam a UE de interferir na produção do campo e de facilitar a concorrência com produtos vindos de fora do continente.

         O agro em todo o mundo sempre esteve na mira dos governos, sendo taxado e colocado sob regime de controle. No Brasil, essa situação não é diferente, com o atual governo acusando os produtores de atividades fascistas e outras queixas sem lastro na verdade. Poucos dias atrás, a bancada do agro no Congresso criticou as homenagens prestadas pelos governistas aos 40 anos do MST, um inimigo declarado do agronegócio nacional.

         Enquanto na Europa os agricultores pedem que sejam interrompidos os acordos feitos com o Mercosul, no Brasil, os produtores rurais querem que o governo mantenha, ao menos, uma posição de não interferência nas atividades econômicas, respeite a propriedade privada e não incentive a invasão de terras por grupos a ele ligados.

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Se a agricultura correr mal, nada mais terá hipótese de correr bem.”

M. S. Swaminathan

M. S. Swaminathan. Foto: britannica.com

 

Vitória

Assinado pelo governador Ibaneis o Projeto de Lei que coletou 10 anos de sugestões e reivindicações que atingirá positivamente os profissionais do Serviço Social. Com a participação do sindicato da categoria e da Secretaria de Desenvolvimento do governo, o acordo foi comemorado. Agora é aguardar a votação na Câmara Legislativa.

Quem brincou, brincou.

Soltar pipa no DF tem regras. Se for em local com postes de luz ou trânsito de motociclistas, a multa mínima é de R$500 e pode chegar até R$5.000. É preciso que a área tenha no mínimo 500m² para que não haja prejuízo. A legislação saída do forno da CLDF restringe também o comercio de produtos para pipa.

Sob a batuta de Lúcio Costa, Oscar se diverte grafite e aquarela, 29x21cm, 2010 (evblogaleria.blogspot.com)

 

Espelho meu

Com queda acentuada em sua popularidade, por diversos fatores, o governo preferiu enxergar e atribuir essa descida aos abismos da aceitação, aos preços dos alimentos. Para tanto e na contramão do que sugere os ambientalistas, o governo está propondo ampliar as áreas de plantio e não descarta uma intervenção nesse setor.

Foto: Ricardo Stuckert

 

Orgulho&Preconceito

Confissão dada pelo senador Jaques Wagner do momento em que se sente mais constrangido na vida. É quando vê a habilidade dos netos com os eletrônicos.

Foto: PEXELS (CC)/Kaku Nguyen

 

História de Brasília

“Alunos desejam que o govêrno aprove um horário pelo qual cumpram diariamente, as oito horas de serviço, mas possam dispor do horário matinal para a frequência às aulas.” (Publicado em 04.04.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin