Ainda não falamos das flores

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

Hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

facebook.com/vistolidoeouvido

instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Reprodução/iStock/lolostock

 

Dados fornecidos pelo Núcleo da Violência da Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostraram que a cada duas horas, aproximadamente, uma mulher é morta de forma violenta em nosso país.

O grau de violência que tem as mulheres, de todas as idades e das mais variadas camadas sociais, como seu principal alvo demonstra, de forma cabal, que existe em nossa população uma patologia e uma anomalia de tal proporção que não seria exagerado considerar que a sociedade brasileira parece rumar para sua própria desintegração.

Observem que esse é um dado verídico, que apresenta apenas aqueles casos que culminaram com a morte, de forma absolutamente criminosa, dessas mulheres. Se formos levar em conta também as denúncias feitas formalmente por mulheres que foram vítimas de violência doméstica, de ameaças e de assédios sexuais, de estupros, os registros não deixam dúvidas de que ser mulher neste país é uma missão que envolve altíssimos riscos.

O que mais chama a atenção nesses dados é que esse tipo de crime vem aumentando a uma taxa de quase 10% ao ano, isso de acordo apenas com as estatísticas oficiais. Ocorre que esse tipo de violência, quando praticado por pessoa da família, não chega sequer a ser denunciado às autoridades. Daí que muitos acreditam que os dados reais relativos às práticas de violência contra as brasileiras são estarrecedores.

De tão recorrentes e bárbaros, foi preciso o estabelecimento de uma nova tipicidade de crime, no caso, o feminicídio, como forma de conter essa escalada de violência. Infelizmente, a criação de delegacias especiais para o atendimento de mulheres e mesmo o advento de leis, como a Maria da Penha, e a inclusão do feminicídio como crime hediondo, com endurecimento severo nas penas, não tiveram o condão de abrandar os registros de violência praticada contra as mulheres no Brasil.

Além da violência física e moral, as mulheres são vítimas de uma outra forma de crime, aceita por muitos como fatos de menor importância, mas que demonstra um certo comportamento misógino enraizado em nossa cultura há séculos.

As discriminações no ambiente de trabalho com as diferenças salariais entre homens e mulheres e as oportunidades diferentes de crescimento dentro da profissão evidenciam essas injustiças mesmo em pleno século 21.

Outro caso de flagrante discriminação contra as mulheres ocorre durante as eleições. Para burlar a lei eleitoral que obriga uma cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos ao Legislativo, muitos partidos passam a adotar a estratégia de candidaturas do tipo laranja, na qual mulheres são inscritas, não realizam campanhas e devolvem o dinheiro do fundo eleitoral e partidário diretamente para os caciques desses partidos, que dão a destinação que bem querem a esses recursos públicos.

Com isso, a representação feminina no Congresso e nas assembleias legislativas permanecem desiguais, em torno de 30%, isso para um país onde em cada 10 habitantes, cinco são do sexo feminino. O aumento de mulheres na Câmara dos Deputados, nas últimas eleições, foi de apenas 18%.

Esse fato não é apenas um desrespeito e um crime praticado contra as mulheres, mas um grave delito contra a própria democracia representativa e o futuro do país.

 

A frase que foi pronunciada:

“A grande dificuldade nessa área é que o Judiciário não tem poder de construir prisões, de melhorar prisões. Tudo isso é tarefa do Poder Executivo. O Poder Executivo, pelo visto, não tem interesse em nada disso. Eu acho que há exemplos no direito comparado que exigiriam uma ação bem mais enérgica e atenta por parte do Ministério Público. Eu não entendo por que o Ministério Público não propõe ações de ordem coletiva para forçar os Executivos a investir.”
Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa. Foto: STF/Divulgação

 

Pauta
Quem gosta da boa música prepare-se para o que há de melhor. Nos dias 23 e 24 de março, às 20h, na Escola de Música de Brasília, o coral Cantus Firmus e orquestra apresentarão o Requiem de Mozart, conduzido pela maestrina Isabela Sekeff, conhecida internacionalmente por diversas premiações. Nos solos, Renata Dourado, Érika Kallina, Jean Nardotto, Guilherme Aquino e Regiane Cruzeiro.

EMB. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Estáticos
Os Correios não são os mesmos. Uma cartinha enviada com a inscrição “Nesta” demorou duas semanas para chegar. Bem diferente do tempo do general Floriano.

Imagem: correios.com

 

História de Brasília

Está definitivamente acertado que a Universidade não terá aulas noturnas. Isso vem prejudicar uma boa parte dos alunos aprovados, e que é integrada de funcionários públicos. Esses alunos, entretanto, estão procurando a chefia da Casa Civil para que o presidente Mazzili possibilite aos funcionários, civis e militares , aprovados nos exames, frequentar os cursos. (Publicado em 04.04.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin