Vanglória e poder

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Charge do Genildo

 

Maquiavel (1469-1527), um filósofo pouco lido e conhecido pela elite política brasileira dizia, entre outras pérolas, que, para conhecer o caráter de um indivíduo, o melhor método era dando-lhe poder. Quanto mais poder, mais o indivíduo deixa transparecer sua verdadeira índole. Essa máxima fica ainda mais cruenta e até patética, quando se observa que a maior parte de nossas elites políticas, quando imantadas pela luz fugaz do poder, mesmo o mais insignificante e passageiro, não perdem a oportunidade de exibir a plumagem, onde escondem, traiçoeiramente, as garras afiadas, prontas para golpear os desafetos e todos que possam atravessar em seu caminho.

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade (Eclesiastes 1). Esse parece ser um dos atributos, reservados apenas à espécie humana, capaz de diferenciá-lo dos demais animais. O outro vício, diretamente derivado desse, seria a concupiscência, ou a cobiça e até o prazer sensual por bens materiais. Uma vez entronizado no poder, nossos caricatos políticos mudam a aparência, sendo que alguns mudam até de cônjuge e de endereço. Alguns desses personagens, que amanhã comporão, de modo negativo, apenas o rodapé das páginas de história, não economizam meios de fazer chegar, ao maior número de pessoas possível, sua atual posição de destaque e, para tanto, fazem questão de marcar esse momento com solenidades de grande pompa e circunstância, atraindo para si os holofotes e a atenção de todos.

Surpreende que, em tempo algum, esses indivíduos não percebam que essa posição é dada graças ao esforço dos contribuintes, que, aliás, não são sequer lembrados, nem muito menos convidados para a festa de posse. Como servidores públicos que são, esses senhores não se dão ao trabalho de, ao menos, entender que sua chegada a essa função é apenas uma rotina burocrática e administrativa e não um final de campeonato com vencedores e perdedores.

Em homilia recente, o frei Franciscano Emmanuel Afonso lembrou que o poder de Deus é sempre frágil, enquanto, em posse dos homens, o poder passa a ser sempre prepotente e opressor. Com isso, o pároco quis lembrar aos ouvintes que Deus poderia vir ao mundo com toda a glória, toda a pompa, mas preferiu vir como criança indefesa, cujo o primeiro berço era uma manjedoura humilde entre os animais. No domingo de Ramos, lembramo-nos que a Semana Santa é aberta quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento. Foi assim a escolha para uma entrada triunfal. Aqueles que, por um acaso, possuem, de fato, o poder, não o ostentam e fazem tudo para não expor essa potência.

Sobriedade e parcimônia é tudo o que o cidadão espera dos servidores públicos, sobretudo aqueles que estão em posição de destaque e podem dar o exemplo de recato. Para a sociedade, tanto faz a posse de um ministro como de um médico no serviço público. De certa forma, e dada as atuais circunstâncias de carência de pessoal especializado na Saúde Pública, a posse de um médico ou técnico em medicina preparado é muito mais preciosa e necessária para o cidadão comum e sua família do que a entronização suntuosa de altos figurões da República.

Ficassem esses tipos de solenidade de posse na seara apenas da vaidade e da vanglória, ainda daria para suportar. O problema é quando esse tipo de solenidade de posse instiga e abre alas para o empossado passar a proferir ameaças veladas a todos aqueles que não se submeterem às suas diretrizes, num discurso desagregador, intimidatório e longe de um ambiente de paz e de harmonia.

Pudessem as leis e cidadãos determinar que tais solenidades, regadas com os mais finos e caros acepipes e que mais se assemelham a comícios de campanha políticas fossem definitivamente varridas da vida pública, o pagador de impostos teria, ao menos, um pouco de consolo de ver seus impostos poupados em eventos inúteis e distante da realidade brasileira.

 

A frase que foi pronunciada:

“A democracia deve ser construída por meio de sociedades abertas que compartilhem informações. Quando há informação, há iluminação. Quando há debate, há soluções. Quando não há partilha de poder, não há Estado de direito, não há responsabilidade, há abuso, corrupção, subjugação e indignação.”

Atifete Jahjaga, presidente de Kosovo

Atifete Jahjaga. Foto: commons.wikimedia.org

 

No escuro

Falta, em Brasília, inspeção em supermercados, restaurantes e padarias. Condições de higiene, acondicionamento dos alimentos e procedência das carnes, por exemplo, não são do conhecimento dos consumidores.

Foto: reprodução da internet

 

Educação

Nesta semana, os semáforos na W3 Sul e Norte piscavam mudando o trânsito que funcionou sem a presença de representantes públicos. O bom senso dos motoristas foi o suficiente para que não se transformasse em caos.

 

Tirar sangue

Seria bom que o laboratório Sabin destinasse algumas unidades para exames em bebês com profissionais gabaritados.

Foto: sabin.com

 

História de Brasília

Já que o assunto é ônibus, no começo de Brasília todo o mundo tinha Araguarina como uma emprêsa exemplar. Ultimamente, tem desleixado demais nos seus serviços. Os ônibus ficam parados na estrada, quando não encendeiam, como foi o caso de um, que demorou quase um dia para chegar a Brasília, vindo de belo Horizonte. (Publicada em 09.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin