Uma teia de interesses

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Imagem: reprodução/arte (defatoonline.com)

 

Um dos múltiplos problemas verificados na questão de disseminação de Fake News, e que ultimamente ganhou contornos de crise institucional, por conta do grande volume de falsas notícias, é que seus autores procuram sempre associar essas mensagens à matérias jornalísticas sérias. Para outros, a criação desse banco gigantesco de dados de conversas agravaria, ainda mais, o problema de incidentes de segurança e vazamentos de dados, prejudicial a todos e à própria democracia.

Esses criminosos procuram não apenas o descrédito da imprensa e de jornalistas sérios, atribuindo-lhes notícias falsas e caluniosas, mas, sobretudo, atacam o que a democracia tem de mais precioso, que é o direito à informação correta e isenta. Não há como dissociar toda essa discussão que descambou na confecção de uma Lei e acabou por catalisar todo esse processo e essa discussão. Uma coisa é certa: para muitos analistas dessa proposta, a nova lei vai facilitar a vida dos hackers e de todos aqueles que buscam informações em bancos de dados.

Com o aumento no volume de informação armazenada, o banquete de dados está servido aos invasores e hackers. Importante notar ainda que toda essa discussão e lei começaram no âmbito político, por conta da troca de injúrias e difamações feitas de parte a parte pela classe política, já muito antes do atual governo, e que, de certa forma, acabou por prejudicar a todos igualmente, levando, ao descrédito, a classe política e a prática saudável da política feita com ética e às claras.

Por outro lado, é preciso considerar ainda que, mesmo com nome novo e estrangeirado de fake news, a prática da injúria e da difamação é um traço cultural e histórico do Brasil, desde sua fundação, e desde então tem feito uma procissão de vítimas de um lado e a fortuna de muitos advogados espertalhões.

Embora pesquisa recente do Ibope mostre que 90% dos brasileiros apoiam a regulamentação das redes sociais para combater a prática de produção de mentiras, é preciso entender que não é só por meio de leis, sempre cheias de vácuos, que se poderá impedir a divulgação de mentiras. É preciso também reforçar a obrigação dos governantes e das lideranças políticas em estimular o bom jornalismo e a imprensa séria como ferramentas para o aperfeiçoamento de uma democracia duradoura.

Ao instigar jornalistas contra a população, o que se tem, com produto e incremento, é o surgimento de uma indústria de divulgação de mentiras e de notícias que visam beneficiar poucos e prejudicar muitos. Também, graças à ação da Suprema Corte, em abrir inquérito para investigar calunias e ameaças feitas contra os ministros e seus familiares, é que foi possível levar adiante e pôr lenha na fogueira, o que resultou na confecção da mencionada e polêmica lei.

Todo esse processo ainda está em fase de manufatura legislativa e que, certamente, na Câmara dos Deputados, para onde a medida foi encaminhada, existirão outras propostas e emendas ao PL, dando como certo que toda a costura em busca de um ordenamento jurídico em torno das fake news está, por enquanto, em fase de gestação, sendo prematura qualquer outra avaliação.

De concreto e urgente, o que se tem é a necessidade de envolvimento de toda a sociedade nessa questão, o que poderia, pelo bom senso, ser realizado apenas depois de sanado o problema grave da pandemia.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“É possível fazer ouvir à razão aqueles que adaptaram um modo de pensar conforme o seu interesse.”

Clemente XIV, papa, professor de Teologia.

Papa Clemente XIV. Imagem: wikipedia.org

 

Estranho

Aviso do Ministério informa que os produtos enviados da China para o Brasil, como máscaras, por exemplo, não estão contaminados pelo COVID-19, ou pelo menos, não há evidências. O problema na comunicação é: por que o Brasil importa produtos desse país?

Foto: Visual China Group/Getty Images

 

Minfra

Conheça, no link Radar Anticorrupção, o programa do Minfra. Uma iniciativa que agrada aos pagadores de impostos. São várias ações de frente contra a corrupção. Prevenção, supervisão e monitoramento dos riscos de fraude.

 

Santa Catarina

Terezinha Bleyer nos conta que os Institutos de Meteorologia previram o ciclone bomba que arrasou Balneário de Camboriú, Mas que a população não acreditou.

 

IPB

Instituto Brasileiro de Piano. Criado e dirigido pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias. Conheça o valor desse site. Há uma maneira fácil de contribuir para que as pesquisas, entrevistas, partituras, concertos, lives, sejam mantidos.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Juntamente com os retornos que estão já piquetados no Eixo Monumental a Novacap bem que podia fazer também a ligação da W-3 com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento, que encurtará em muito a distância de Taguatinga. (Publicado em 11/01/1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin