Sem liberdade, sem transparência

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Uma vigília para o médico oftalmologista Li Wenliang atrai apoiadores em Hong Kong – 7/02/2020 Kin Cheung/AP (veja.abril.com)

 

Quando a questão insólita da pandemia tiver sido resolvida de forma definitiva, não serão poucos aqueles que buscarão em suas raízes os possíveis culpados por, talvez, milhões de mortos. Nessa altura dos acontecimentos, ainda é cedo para que o mundo se ocupe dessa questão. Mas é certo que ela virá, até como forma de fazer com que o planeta não seja apanhado de surpresa em decorrência de atos provocados pela ação desastrada de pessoas e por omissões de muitas outras.

Conhecer em sua profundidade as origens, responsáveis e situações que levaram ao aparecimento desse mal será também um meio de todos se certificarem de que ele não voltará, em tempo algum, a assombrar o planeta. Não se trata aqui de questão de vingança, embora, conhecendo a espécie humana, essa possibilidade não é para ser descartada no futuro. A busca pelas origens e pelas possíveis responsabilizações virá, de uma forma ou de outra, e poderá ser intensificada ainda quando a recessão econômica mundial anunciar sua chegada, como etapa final desse ciclo de pandemia, com milhões de desempregados em todo o planeta.

É quando a tempestade cessa que se busca entender de onde possa ter vindo e que estragos deixou em sua passagem. Com o Covid-19 não será diferente. Passada a crise maior, tão importante quanto buscar um remédio ou vacina eficaz contra o vírus será identificar suas verdadeiras raízes e que fatores, efetivamente, contribuíram para seu alastramento. Por enquanto, o que se sabe a esse respeito ainda é muito pouco e encontra barreiras institucionais, econômicas, diplomáticas e políticas do possível país de origem.

Alguns fatos, no entanto, ainda sem explicações, vieram à tona, como a prisão e a censura imposta ao médico que teria dado o primeiro alerta sobre a doença, assim como de outros técnicos. A própria morte posterior desse médico, possivelmente infectado pela doença, ainda é um mistério a ser esclarecido e cobrado pelo planeta atingido.

Também é fato que as autoridades do país onde essa doença teria surgido, inexplicavelmente ou estrategicamente, não se sabe ao certo, deixaram de comunicar de imediato o ocorrido aos organismos internacionais como estabelecem as leis internacionais nesses casos. As peças desse quebra-cabeças macabro ainda estão espalhadas pelo tabuleiro.

A transparência, elemento tão caro e vital às verdadeiras democracias ocidentais, precisam, mais uma vez, mostrar a todos, o caminho completo percorrido por essa praga, para que novas estratégias de defesa da população mundial sejam aperfeiçoadas. Nesse quesito, também o comportamento das autoridades do referido país onde teria sido identificado pela primeira vez esse vírus ficou visivelmente marcado quando o governo resolveu, sem maiores explicações, expulsar um conjunto de repórteres dos jornais Washington Post, New York Times e Wall Street Journal que, in loco, investigavam os acontecimentos e podiam chegar, mais cedo ou mais tarde, aos responsáveis diretos por esse que já é considerado por muitos de um crime de lesa humanidade.

Só o tempo poderá esclarecer esses fatos, isso é, se as autoridades primeiramente envolvidas resolverem, algum dia, contarem toda a verdade ao mundo. O que parece muito pouco provável.

 

A frase que foi pronunciada:

“Mesmo o homem mais racional precisa, de tempo em tempo, novamente da natureza, isto é, de sua ilógica relação fundamental com todas as coisas.”

Nietzsche, filósofo da Prússia

Foto: Wikipedia

 

Nada fácil

Escolas particulares cobram mensalidades desde o pré-escolar ao ensino médio, enquanto as atividades online para as crianças são repassadas para supervisão dos pais. Essa é uma situação que exige bom senso de todos os lados: pais, professores e escola. Caso contrário, terá repercussões desastrosas.

Foto: Reuters / Adriano Machado / Direitos Reservados

 

Leitora

Observe que na prestação de serviço do recadastramento “prova de vida” – “gratuita”, de servidores do GDF, o BRB além da captação e negócios induzidos pela presença, terá acesso a informações sobre ocorrência de óbitos de servidores. É ético que um banco faça esse recadastramento? O ideal é que cada órgão fizesse o seu, não um banco. Além do mais, lugar de idoso é em casa nos próximos meses. Essa é a opinião de uma leitora. Com a palavra, o GDF.

Cartaz: iprev.df.gov

 

Aí tem

Um comportamento a ser observado é o da variação do preço do combustível. Os postos teimavam em não baixar o preço, mesmo que tivessem que desembolsar menos para adquirir o produto. O coronavírus impôs descontos inacreditáveis até um mês atrás. Gasolina por R$3,50. Estava alcançando quase R$7.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

E a história de que é provisório é conversa fiada. Quem quiser desmentir procure antes ver a classe das instalações, e a qualidade dos móveis empregados. E o que é fato é que a Vale do Rio Doce, com capitais particulares, estará financiando uma obra do governo, contra a vontade dos seus acionistas. (Publicado em 04/01/1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin