Pantomima do governo contra os garimpeiros

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Reprodução / g1.globo.com

 

         Quando se diz que o mundo tem os olhos postos sobre o que acontece agora na região amazônica, é porque esse é um fato corroborado pelas lentes dos inúmeros satélites espaciais que cruzam essa região a todo o momento. Não adianta, pois, o governo e seus apoiadores virem com discursos de que os países desenvolvidos só estão interessados nas riquezas minerais e outras preciosidades que se escondem nessa imensa área.

         Não é com discursos do tipo diversionista políticos e ideológicos, que a realidade do que está se passando naquela região será alterada. Insuflar a sociedade e sobretudo o mundo civilizado, fazendo-os acreditar que o atual governo vem adotando prontamente todas as medidas necessárias para conter o avanço impiedoso da destruição, é uma tática que não mais funciona. Ainda mais quando a credibilidade nesses assuntos, se encontra, perante o mundo, mais por baixo que tapete de porão.

         De fato, a ação só vem quando a situação adquire proporções alarmantes, não restando outras alternativas que não sejam aquelas de intervenção. Afirmar ainda, como fazia o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, uma espécie de despachante à serviço dos madeireiros, de que o que ocorre hoje na Amazônia, não pode ser enquadrado como crime ambiental, mas é, antes de tudo, decorrente de uma questão social, não condiz com a verdade dos fatos e dá a esse problema uma falsa feição de problema social, dentro do nosso contexto histórico do coitadismo.

         Tal afirmação é não só uma falácia, para acobertar crimes, como não serve para resolver um problema gerado pela falta de  comprometimento com o meio ambiente. A razão é simples: sem a preservação imediata do meio ambiente naquela região, as condições que hoje são ruins para todos que lá vivem, irão escalar para um patamar em que será praticamente impossível habitar aquela área.

          O esgotamento dos recursos naturais irá decretar também o fim do estabelecimento da presença humana naquelas paragens, contribuindo ainda para tornar o planeta mais próximo ainda de uma catástrofe climática, com a desertificação, irreversível de todo o Centro Oeste brasileiro, ente outros males.

          São crimes, cujas consequências nefastas irão afetar, profundamente, não essa geração, que engloba a elite do atual governo, mas as futuras gerações. Essa é a razão fundamental que faz com que o atual governo não aja a contento, já que os efeitos danosos dessa improbidade se farão sentir quando todos já tiverem dado adeus à esse plano existencial.

          Caso desse descaso pode ser, mais uma vez, conferido agora, com a suposta descoberta de ouro no leito do Rio Madeira. Centenas de embarcações, com potentes sugadores, vêm varrendo o solo desse importante curso d’água , destruindo a fauna e flora do Madeira, numa situação degradante que tem feito o mundo chamar a atenção para mais esse pesadelo crimino, que o governo sabia que ocorria, mas não tinha agido ainda, com a perspectiva de que essa atrocidade passasse sem chamar a atenção do mundo e dos brasileiros. Agora e contra a vontade, terá que agir ou fingir, ao menos, que está tomando alguma medida, numa pantomima contra os garimpeiros amigos.

 

A frase que foi pronunciada:

“É a inveja a primeira a descobrir todos os méritos.”

Emanuel Wertheimer

Emanuel Wertheimer. Imagem: emanuel-wertheimer.de

 

Inteligência

Era tudo o que o Paranoá precisava. As obras estão começando a todo vapor. Um Centro de Ensino Técnico vai tirar muitos jovens vulneráveis do futuro incerto.

Foto: Ascom Paranoá

 

Oportunidade

Esse é o momento certo para produtores, artesãos e empreendedores em geral. do Jardim Botânico, inscreverem-se para participar da 2ª Feira Natalina. A administração recebe as solicitações até o dia 6 de dezembro.

Cartaz: agenciabrasilia.df.gov

 

Boa ideia

Logo esse Natal consumista vai perder o sentido. Cabe às igrejas da cidade abrirem as portas para quem quiser comemorar a festa com o aniversariante. Uma mesa grande, cada um leva um prato e a confraternização terá mais sentido. Sem concorrência entre Cristo e Papai Noel. Um nada tem a ver com o outro.

Foto: Pexels, banco de imagens

 

Matemático

Paulo Esteves nos conta como foi a experiência, décadas atrás, no Cepesc, que era um órgão específico do governo que promovia a pesquisa científica e tecnológica aplicada a projetos de segurança dos sistemas de informação. Compiladores e simuladores desenvolvidos por ele para o envio de mensagens por um programa de sistema que traduz uma planificação descrita em uma linguagem de alto nível para uma aplicação equivalente em código de máquina para um processador. Mas o melhor de Paulo foi o número de jovens que ele estimulou a estudar e se dedicar a áreas que os próprios jovens nem sabiam que tinham tanto talento. Isso, quando era professor de Matemática na UnB. Professor e educador.

Charge: humorpolitico.com.br

 

História de Brasília

Estão querendo enganar o Professor Hermes Lima, a propósito do reinício das obras em Brasília. E o IAPFESP está à frente, sabotando o plano do govêrno. (Publicado em 15/02/1962).

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin