Meu caro Brasil

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Charge do Cícero

 

          Numa República, que faça jus ao nome e que objetive a universalização do bem público, não caberia, por razões óbvias e éticas, a existência de cargos e outras sinecuras no serviço público, do tipo vitalício. O próprio sentido da vitaliciedade já desconfigura a República, naquilo que ela possui de mais característico, que é a impessoalidade e o interesse comum.

         Ao assenhorear-se de um cargo vitalício, todo e qualquer indivíduo adentra para um mundo onde as leis naturais, que regem outros homens, já não possuem mais sentido. Nesse ambiente, distante anos-luz de qualquer sentido republicano, o tempo cuida de amalgamar o cargo, a função e o próprio indivíduo, transmutando tudo num só elemento, onde já não é possível separar e distinguir sujeito e objeto. O cargo e a função vitalícia representam não só o antípoda da República, como cuida de desmaterializá-la, desmoralizando-a frente à sociedade.

         Ao transplantar esse modelo próprio da antiga monarquia para a República, o que o instituto da vitaliciedade conseguiu foi a contaminação da correta e isenta prestação dos serviços públicos com elementos personalistas, distantes, pois, dos interesses dos cidadãos. Ao mesmo tempo em que se afasta das necessidades dos cidadãos e da própria ética pública, a vitaliciedade faz, da máquina pública, um mecanismo a serviço das elites.

          Para além de servir como instrumento de impunidade para aqueles que, eternamente, ocupam esses cargos, a vitaliciedade cria, aos olhos de todos, cidadãos de primeira e de segunda classe, tornando esses privilegiados e outros, aos quais protegem, blindados pelo manto de intocabilidade, livres de quaisquer punições, mesmo que cometam crimes não condizentes com o cargo.

         Quando apanhados em crimes e delitos de grande repercussão, dos quais os cidadãos comuns jamais se livrariam, esses eternos senhores são punidos com aposentadoria compulsória, recebendo salário integral e outras prebendas como reparação à expulsão do paraíso. Muitos são os casos de escândalos ocorridos nesses postos, poucas as punições e nenhuma iniciativa para pôr fim a esses privilégios, já que eles contribuem, direta ou indiretamente, para dar cobertura também aos mal feitos das elites, para que aquela unidade da federação volte a ser terra arrasada ou terra de ninguém.

         A vitaliciedade de uns acoberta e protege a vitaliciedade de outros e todos vivem felizes para sempre, nessa terra do nunca em que se transformou os cargos vitalícios. As razões de tantas felicidades são sabidas: todos esses cargos levam o contemplado a uma espécie de paraíso na terra, onde as mordomias são infinitas, as obrigações são poucas e os castigos não acontecem. De vitalício, para uma República, bastaria a ética.

A frase que foi pronunciada:

“Em tudo há esperança: a luz no fim do túnel e água fresca no fundo do poço.”

Filósofo de Mondubim

30/09/2013 Crédito: Monique Renne/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Jantar Prêmio Engenho. Ari Cunha.

INSS

Mais um sinal de que a burocracia é a maior prova da falta de contrapartida dos impostos pagos durante toda uma vida. Aposentados que viveram a transição entre o analógico e o digital, o papel e a internet sofrem com as exigências do INSS. Sem relevar o tempo para atendimento que é astronômico, enviar os documentos por um portal amigável seria o mínimo de consideração, e o atendimento com finalização feito presencialmente seria o maior sinal de respeito. Outra opção é o número 135.

Foto/Exame

 

Sem atendimento

Jovem que é, o presidente Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, do INSS, poderia se passar por um cidadão comum que disca para o 135, com o objetivo de saber (mesmo que ele já saiba) como se adquire a Declaração para fins de Obtenção de Benefício, que é um item da lista de exigências.

Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano. Foto: gp1.com

 

Trumbicados

Um avanço possível, em pleno século 21, seria o cruzamento de informações entre Receita Federal, GDF, empregadores, INSS, FGTS. Parece que ninguém se conversa.

Foto: imagens.ebc.com

 

Enigma

Tem gente até agora tentando compreender o primeiro semáforo da L2 no sentido norte/sul. A seta que está sempre seguida do sinal vermelho geral. Melhor seria liberar a faixa da direita e os pedestres e ciclistas ficarem atentos, como é no Lago Sul, depois do Gilberto Salomão.

 

 

Lei seca

Andar por várias regiões administrativas de madrugada e acompanhar as ocorrências leva a crer que a instituição da Lei Seca aliviaria sobremaneira os gastos do governo para atendimento de chamados pelos bombeiros e policiais. Todas as vezes que a PM trabalha à noite, em regiões administrativas mais violentas, o índice de ocorrências diminui.

Foto: Divulgação/CBMDF

História de Brasília

Está na hora de a TCB pedir à Assessoria de Planejamento o desenho para um poste que determine os pontos de ônibus. Escrever no asfalto não é prático nem funcional. (Publicada em 08.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin