Idiotização ideológica

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Professora Monique Emer. Fotomontagem: reprodução

 

Nada mais novo do que o dia seguinte. Com base nesse aforismo, que pode ser também aplicado para a confecção de leis, mesmo as mais hodiernas, fica evidente que a dinâmica da vida humana e dos acontecimentos podem, por sua força, mostrar a necessidade de rever algumas decisões legais, dentre elas, a que foi recentemente sepultada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), denominada “escola sem partido”.

Trata-se aqui de uma decisão, em última instância que, por seus efeitos deletérios, a longo prazo, poderá induzir, justamente, os efeitos contrários que os doutos juízes procuraram, em seus pareceres, justificar. Observado pelo lado da medicina, é possível que o movimento ESP, surgido da triste constatação do fracasso do ensino público, tenha sido vítima de catalepsia, ou de morte aparente, e com isso foi enterrado ainda vivo.

A inconstitucionalidade da proposta, que o Supremo foi levado a declarar e que, com todas as vênias, deve ser respeitada, parece não possuir, dentro dos infinitos caminhos da tábua de leis, uma solução capaz de levar a educação no Brasil ao seu ponto de equilíbrio e harmonia. Esse ponto, diga-se de passagem, só pode ser atingido com a opção do caminho do meio. Ao atender aos reclamos unilaterais das esquerdas, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 5537), apresentada pelo notório Partido Democrático Trabalhista e pela moribunda Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, o que se decidiu foi a livre continuidade do proselitismo ideológico dessa vertente, mesmo contrariando os fatos pedagógicos que mostram que, por esse caminho, nossas escolas têm formado, até aqui, apenas militantes e não cidadãos aptos a encontrar um lugar ao sol, robôs correligionários e não seres humanos dotados de real humanismo.

Os acontecimentos em Caxias do Sul, onde a professora Monique Emer, de uma escola municipal local, declarou, abertamente, que ensina seus alunos e seus próprios filhos que indivíduos da direita devem ser mortos, ou por Covid-19 ou à bala, parece levar os brasileiros de volta à tumba da ESP, para exumação, não do corpo, mas das ideias iniciais que lá ainda estão e que merecem ser revisitadas em face do acontecimento que demonstra que, para as esquerdas, o caminho foi aplainado.

Uma simples comparação do que ocorre em nossas escolas, em contraposição a escolas na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos, pode dar o tom do que estamos querendo dizer. Os vídeos que mostram a retórica da referida professora, que estão em destaque na internet, falam por si. “Todos os alunos que passam por minha mão vão ser muito mais faca na bota”, afirma a militante, travestida de educadora. Para ela, a dita Confederação dos Trabalhadores em Educação e o próprio PDT não têm nada a declarar.

Ao agir comandando seus alunos para botar fogo em ônibus, quebrar mercados e bancos, saquear as lojas, esse exemplo de educadora, acobertada pelos seus pares insanos, exerce o “magistério” da mesmo forma que os Jihadistas agem ao doutrinar crianças para que se tornem terroristas ou pequenas bombas ambulantes.

A educação de verdade passa longe desse tipo de discurso e só pode apontar o caminho da vida e da concórdia. E isso só pode ser feito sem idiotização ideológica, sejam elas quais forem.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“O que a escultura é para um bloco de mármore, a educação é para a alma humana.”

Joseph Addison, poeta e ensaísta inglês do séc.18

Joseph Addison. Imagem: wikipedia.org

 

Atentos

Caesb, CEB, Detran, funcionam nos diversos Na Hora do DF. Agendar pela internet é fundamental para o atendimento.

Foto: nahora.df.gov

 

Enfim

É longa a lista de reclamações sobre a infraestrutura do Parque da Cidade. Enfim, o GDF já contratou a empresa que irá reformar os banheiros, quadras de esporte, piscina, chuveiros externos entre outras obras. O revestimento das paredes projetadas por Oscar Niemeyer será apenas trocado, como garantiu a subsecretária de Projetos, Orçamento e Planejamento do GDF, Ery Brandi.

Piscina de Ondas – Parque da Cidade. Foto: Ed. Alves/CB/D.A. Press

 

Agenda positiva

O Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia, organizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pela Fundação Bernard van Leer, que valoriza os profissionais que não se abateram pela pandemia e que criaram estratégias para manter o apoio às famílias com crianças na primeira infância, premiou duas vencedoras que fazem contato com famílias inscritas no programa Criança Feliz Brasiliense, que tem por objetivo apoiar e fortalecer vínculos e estímulos às crianças que vivem em áreas de maior vulnerabilidade. As vencedoras foram Domingas Pereira Rabelo, de 28 anos, e Edna Firmino da Silva Marcena, de 40 anos.

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Agora que a Novacap se prepara para um plano de defesa do produtor, dando-lhes lugar para vender seus produtos, há a reação, e os exploradores se fazem de vítimas. (Publicado em 20/01/1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin