Crimes invisíveis

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: istoe.com.br

 

Com a disseminação no uso das mídias sociais, no dia a dia de boa parte da população do mundo, a interlocução entre o Estado e a sociedade ganhou um impulso jamais imaginado antes. Com isso modificaram-se drasticamente as relações entre os cidadãos e os governos, criando-se uma espécie de instantaneidade no diálogo entre o poder e o povo.

Não é preciso dizer que essas novas tecnologias da comunicação conferiram também maior efetividade à chamada opinião pública, potencializando, ao infinito, o peso dessa massa sobre o Estado. Atentos ao alcance desses novos meios, políticos e marqueteiros de todas as matizes ideológicas passaram a utilizar esses canais para construir imagens hipotéticas ou, ao contrário, destruir reputações, atirando na lama o nome de todo e qualquer adversário. Para isso, passaram a veicular nesses novos prodígios da tecnologia o que de mais velho existe no mundo que é a mentira.

Com as mídias sociais, também a mentira e calúnia adquiriram uma vida e velocidade de difusão fantástica, fazendo estragos em tempo relâmpago e com um alcance até então inimaginável. Em tempos de internet, a propagação de notícias falsas se tornou, em pouco tempo, um fenômeno mundial e, por isso mesmo, tem sido alvo de ações que buscam criminalizar pesadamente sua prática. Ainda assim verifica-se que no mundo das relações e disputas políticas, a utilização e propagação de notícias inverídicas é cada vez mais uma prática usual. Não apenas em épocas de eleição, quando essa difusão é enorme, mas até mesmo no cotidiano.

Em mãos de gente sem escrúpulos, a ferramenta da internet foi transformada em uma arma, pronta para sabotar, difamar e arruinar tanto o antigo correligionário como o adversário da oposição. Não há limites, nem na ética, nem nas leis, que possam impedir que grupos de pessoas ou robôs espalhem as chamadas fake news. Um exemplo bem nítido e atual na utilização desse tipo de prática nefasta pode ser verificado na recente briga visando o controle do partido ou mais precisamente do caixa milionário do PSL.

Nesse episódio, tanto aqueles que se posicionaram ao lado do presidente da legenda, Luciano Bivar, como aqueles que defendiam a posição da família Bolsonaro cuidaram, logo num primeiro momento, de inundar as mídias com umas saraivadas de notícias sempre com trocas de críticas e denúncias de lado a lado. Nesses embates inglórios, o mais grave parece ser a denúncia feita pela ex-líder do governo na Câmara, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Depois de perder o cargo de modo abrupto, a deputada acusou os filhos do presidente Jair Bolsonaro de comandarem uma rede do que chamou de “milícia virtual”, composta por 1,5 mil perfis falsos, de difundir fake news e atacar adversários ou antigos aliados.

Segundo disse, essa milícia age dentro do Palácio do Planalto e é paga com dinheiro público para executar essa tarefa ilegal. Caso consiga provar o que disse na justiça, estará aberta mais uma crise, dessa vez, real e de graves proporções, erguida, quem diria, em cima de notícias falsas, divulgadas nas redes.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou pra trás há mais de 300 anos. Luís XIV achava que o estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses assim.”

José Serra, atual senador da República

Foto: Beto Barata/PR

 

 

Brasil saqueado

É bom que ninguém esqueça o assalto feito no aeroporto paulista. Nas notícias nacionais, falam-se em tiros, vítimas, reféns, estradas interditadas, valores, quantidade de ouro. Já na imprensa internacional, um detalhe chama bastante atenção: as contradições quanto ao país destinatário. Inglaterra, Nova York, Nova Zelândia, Suíça. Afinal, qual é o final dessa história?

 

 

Planejamento

Mais moradores desesperados pela falta de planejamento na autorização para instalação de escola em área imprópria. Dessa vez na entre quadra 101/102 do Sudoeste. Segundo moradores, a homologação da licitação foi dia 06/06 e, no início de outubro, já estavam construindo. A elaboração de projetos, aprovação no DF, CEB, Caesb, Novacap e obtenção de alvará nunca ocorreu em uma velocidade inabitual. A administração regional confirma: a fila para acessar o colégio será longa e terá impacto em todas as vias. Contamos com o seu apoio para evitar esse desastre no Sudoeste.

Assista sobre em: Moradores do Sudoeste se unem contra construção de escola particular

Reprodução: globoplay.globo.com

 

 

Navegar

Órgãos públicos de todas as instâncias mostram respeito ao contribuinte de uma forma muito simples: mantendo a página na internet atualizada. Nomes que não existem mais nas assessorias, quem é quem totalmente fora de realidade, até notícias de anos atrás mostram o descaso com os internautas.

Arte: portaltransparencia.gov

 

 

História de Brasília
Venceu a firma do Recife. Dois dias depois, a firma do Crato telegrafou diminuindo os preços, e, apesar de aprovada a concorrência, a encomenda foi feita a essa mesma firma do telegrama. (Publicado em 03/12/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin