Bucha de canhão

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Fluxo de aviões saindo da Rússia / Reprodução/CNN

 

         Ditaduras, por suas características políticas ruinosas, necessitam, tanto para a sua ascensão como para sua consolidação e prolongamento no tempo, de estratégias moldadas em mentiras e muita propaganda de governo, na qual a figura central do ditador vá ganhando uma presença cada vez mais absoluta, de modo a confundir o governo e, principalmente, o Estado, com o próprio mandatário.

         É do jogo e sempre foi feito dessa maneira, em todo o tempo e lugar. Mas até que essa ascensão se solidifique e se torne incontestável, é preciso ainda desconstruir e mesmo destruir todo o sinal de oposição, classificada agora como inimiga do Estado e do povo. Para dissimular ainda mais essa tirania, o substantivo “povo” passa a ser uma palavra corrente na novilíngua da ditadura, embora nada signifique de fato.

          Povo é sempre uma abstração política usada em nome de algo concreto e perigoso. Para confundir a opinião pública, outra abstração moderna, são realizadas eleições com toda a aparência e jeito de democrático. Por detrás dos biombos, a farsa se impõe, com a propaganda oficial anunciando os resultados quase unânimes do pleito em favor do mandatário. Diante de números como esses, todas as esperanças são poucas. É justamente junto ao povo que os ditadores retiram o combustível para suas façanhas, em forma de carne humana.

          É preciso carne para manter as fornalhas do poder absoluto aceso. Carne e sangue. A cumplicidade de muitos e a indiferença do mundo, dito civilizado, dão a permissão e o agrément para que tudo ganhe ares de normalidade, com o ditador sendo aceito e até saudado nas rodas de conversa e nos encontros internacionais. Ninguém, por medo ou diplomacia, ousa dizer que ali está um autêntico açougueiro de gravata e capital. Tem sido assim ao longo da história humana.

          Mesmo a modernidade, com seus fóruns internacionais, repletos de pessoas sofisticadas, mostra-se simpática e não ousa impedir ou contrariar a sanha desses novos Calígulas. A invasão da Ucrânia pelas forças de Putin não é uma disputa armada entre um Estado contra outro, mas uma guerra de origem pessoal, travada por um déspota contra uma outra nação livre e autônoma e que é arrastada para esse conflito por uma decisão absolutamente subjetiva desse mandatário, para dar continuidade a uma estratégia de permanência no poder que exige, em contrapartida, que haja um clima de guerra sempre presente.

         É na fornalha das guerras que os ditadores obtêm o combustível necessário para seus governos. A paz é contrária aos propósitos dos ditadores porque deixa tempo, de sobra, para as reflexões da sociedade, algumas de caráter contestador. Ocupados em guerrear, não sobra, às plebes, tempo para elucubrações do tipo democráticas. É preciso a marcha contínua dos canhões.

         Depois de literalmente mandar, para o moedor de carne da Ucrânia, mais de 100 mil jovens russos, que retornarão para suas famílias em forma de cinzas, armazenadas em latas de alumínio, o ditador paranoico, manda alistar, à força, mais 300 mil homens em idade produtiva para que sigam o mesmo destino.

         Cientes dessa morte anunciada, centenas de milhares de jovens fogem em direção às fronteiras para escapar do destino certo. Serão outros trezentos mil mortos a servirem de bucha de canhão, com suas carnes e entranhas transformadas depois em medalhas e condecorações militares douradas, a ornar o peito desse bravo facínora e de seus comandantes, mesmo sabendo que todos eles se mantiveram a milhares de quilômetros do front de guerra.

         Nessa marcha bélica contínua, depois da Ucrânia, outros países, necessariamente serão apontados como o alvo da vez, até que não reste nada a Leste e a Oeste.

A frase que foi pronunciada:

“O vosso povo que, daqui a poucos dias, celebra o aniversário da Revolução dos Cravos que também vos libertou da ditadura, sabe perfeitamente o que estamos a sentir.”

Zelensky, presidente da Ucrânia, em abril

Volodymyr Zelensky. Foto: Getty Images

 

Gestão

Não foi feito alarde sobre essa questão, mas os funcionários dos Correios que pagavam taxas mensais para tentar diminuir o rombo dos fundos de pensão, agora, com a gestão do General Floriano Peixoto, que estampou o maior rendimento em 22 anos (R$3,7 bilhões), recebem participação nos lucros da empresa.

General Floriano Peixoto e funcionários. Foto: ASCOM Correios

 

Homem político

Sr. Menezes, conhecido pela honestidade no trabalho de ajustes de portões elétricos no Lago Norte e arredores, estava contando que encontrou um candidato à Câmara Legislativa pedindo votos nos hospitais. Disse tudo o que iria fazer se conseguisse a reeleição. Menezes, homem experiente, foi direto. “Se tinha esses objetivos, por que não executou quando estava no poder?” O candidato deu as costas e Menezes viu que estava representado no sorriso dos presentes.

Charge: Nani

 

História de Brasília

Mas os moradores são cariocas, e às vezes fazem blague. Há luz aqui? Não sei! Só venho aqui de noite! (Publicada em 10.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin