Afronta ao bom senso

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

 

          Nada em nosso país está tão ruim que não possa, de algum modo, ser piorado. É com esse tipo de pensamento niilista que vamos, a cada ano, escorregando ladeira abaixo, indo de encontro ao fundo de um poço lamacento que cavamos com nossos próprios pés.

         Curioso é notar que essa travessia descendente tem sido, na maioria das vezes, obra e engenho de nossa elite política. É o que temos e o que merecemos ter por não dar a importância devida ao ato de votar. Sabedores desse nosso desdém histórico por nosso próprio destino, nossos representantes, há muito, descobriram que, melhor mesmo e mais proveitoso, é representar-se a si mesmo, retirando, da função política, o máximo de proveito possível.

          E assim, nós, o povo representado, vamos, a cada novo pleito, elegendo, para os mais altos postos da máquina do Estado, indivíduos que irão empreender todos os esforços para representar a si e aos seus, deixando o eleitor sentado à beira do cais, a ver navios pelos próximos quatro anos. A desfaçatez e a coragem, com as quais alguns da nossa classe política agem em proveito próprio, só encontram paralelo, e em sentido contrário, com nossa timidez. O alvoroço agora é em torno da chamada “PEC das Embaixadas”, que abre caminho para os parlamentares ocuparem cargos de embaixador, mesmo sem ter que renunciar aos mandatos. Caso venha a ser aprovada, como querem os senadores, antes mesmo das eleições, a emenda nos levará à seguinte situação esdrúxula: o político é eleito para representar os cidadãos ou seus estados, não representa nem um, nem outro e, mesmo antes de atuar para a função que foi eleito, vai ser embaixador, inclusive no charmoso circuito Elizabeth Arden, que compõe as representações em Paris, Londres, Roma e Washington. Tudo isso sem ser do métier diplomático, sem falar outra língua, sem preparo e traquejo. Ou seja, vai fazer feio lá fora, ajudando a piorar a imagem do país, como se isso fosse ainda possível.

         Na melhor das hipóteses esses novos embaixadores biônicos, uma gente que, sabidamente, não seria aprovada num concurso para o Rio Branco, irão representar a si mesmos, deixando as relações internacionais do país para os entendidos desse delicado assunto. Não será surpresa se o texto for aprovado. Surpresa desagradável pode ocorrer caso algum país, depois de analisar a folha corrida do futuro representante do Brasil, não conceder o agreement.

         Num país sério, esse tipo de proposta, que pode colocar os interesses da nação em jogo, não seria, sequer, apresentada. Já temos, internamente, muitos motivos para nos envergonharmos. Querer levar essa afronta ao bom senso além das fronteiras é que não dá.

A frase que foi pronunciada:

“O sentimento de gratidão raros homens o possuem e mais raro ainda ou menos duradouro é ele nas coletividades humanas que se chamam Nações.”

Barão do Rio Branco

Foto: © Ministério das Relações Exteriores

 

Resiliência

Dona Ercília, conhecida na parte norte da cidade, é uma senhora que chama atenção porque anda à pé pela estrada Varjão/Paranoá sempre com os pés descalços. Sem ter quem a oriente com honestidade, está há dias tentando conseguir qualquer cartão de ajuda do governo. Mas as pessoas mandam que ela vá de um lado para outro, e assim ela segue durante meses.

Foto: Sedes/Reprodução

 

GDF

Para o pagamento do IPTU e IPVA, e outros impostos no recibo emitido pelo banco, o GDF indica apenas “GDF Conta Arrecadação”. Não há discriminação e parece que também não há transparência. Para o controle das contas do contribuinte e do caixa do governo, seria bom que viesse no recibo à que se destinou o pagamento.

 

Pratas da Casa

Agora, com instalações mais confortáveis, o Clube do Choro de Brasília continua oferecendo a boa música à cidade. A Escola de Choro Raphael Rabello é gratuita e com professores talentosos. Valem à pena uma visita, uma matrícula, um show.

 

Lá e cá

Nonceba, mãe de um garoto de 11 anos, comenta que, depois do apartheid, a África pode vivenciar a liberdade de modo alegre e duradouro. Mostrou preocupação com as crianças, que agora têm uma lei especial de proteção. O problema é o mesmo que no Brasil. Muitos direitos defalta de conhecimento dos deveres. O resultado são professores desrespeitados, apedrejados, crianças sem limites e, provavelmente, sem futuro.

 

História de Brasília

A CTB procura desmoralizar o DTUI para ficar com o tráfego Telefônico de Brasília, e funcionários do DCT, desmoralizam sua repartição para provocar a entrada da Western em nossas comnicações. (Publicada em 02.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin