A máquina de moer esperança

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Charge do Duke

 

Tal como fazem os ursos, depois de uma longa hibernação no inverno, os proprietários das legendas políticas, aqui no país, vão despertando lentamente, um a um, depois de quase quatro anos em estado de cataplexia profunda, que geralmente ocorre entre uma eleição e outra. Agora partem famintos em busca da manutenção do mecanismo que, mais uma vez, possibilitará a interlocução entre os eleitores e o Estado, de modo a dar continuidade a nossa peculiar engrenagem democrática.
Somente os partidos são autorizados a estabelecer essa ponte entre o cidadão e o Estado, de modo que a eles é conferido todo o protagonismo político que resulta nas eleições. É esse o poder que dá às siglas e aos seus dirigentes um aspecto questionável que extrapola todo e qualquer sentido de cidadania. Os mais de trinta partidos que hoje parasitam o Estado, num autêntico papel de despachantes, utilizam dessa faculdade legal, para, em nome da democracia, auferirem lucros fáceis que depois são rateados entre a cúpula tal como fazem outras empresas privadas.
Eis aqui, em linhas gerais, como funciona a nossa máquina de fazer democracia. O eleitor entra no sistema como matéria-prima bruta a ser processada e refinada pela engrenagem partidária, resultando, adiante, num produto que é a imagem e semelhança da legenda. Muito distante daquilo que desejava o eleitor.
Terminado o pleito, os eleitores, pela falta de um recall, que poderia corrigir falhas desse produto, e que é tão comum hoje nas montadoras de automóveis, é descartado como resíduo ou sucata. Diante de uma situação tão surreal como essa que experienciamos calados, e em que os donos das legendas, mais do que mestres de cerimônia da festa da democracia, se tornam os verdadeiros senhores de todo esse processo, pouco ou nada se pode esperar em termos de evolução e amadurecimento do nosso distorcido modelo de representação.
A questão é saber até quando esse processo enviesado, que coloca a nossa jovem democracia no colo desses velhos magnatas políticos, prosseguirá. O pior é que a nossa jabuticaba, representada pela disléxica Justiça Eleitoral, nada vê de anormal em todo esse processo. E pensar que todo esse degenerado processo eleitoral poderia ser dissipado movendo-se apenas algumas pequenas peças nessa engrenagem perversa. A começar pela possibilidade de eleição com candidatura avulsa, sem vínculos e amarras partidárias. Ou, quem sabe, pela extração de um pequeno parafuso que hoje impede a máquina de cumprir a cláusula de barreira.
Pequenos ajustes nessa máquina de moer esperanças poderiam fazer toda a diferença, como é o caso da introdução da ficha limpa. Melhor ainda seria obrigar todo esse robô gigante a caminhar com seus próprios pés, retirando-lhe as muletas representadas pelo fundo eleitoral e partidário públicos. Talvez, quem sabe, por meio de uma profunda reforma eleitoral, fossem criados apenas quatro partidos com assento no Congresso, distribuídos entre esquerda, direita, centro-esquerda e centro-direita.
São ajustes que o eleitor consciente gostaria de ver implementados, dando um basta definitivo nessa pantomima, que faz das nossas eleições uma festa apenas para os dirigentes partidários e seus grupos.
A frase que foi pronunciada:
“É preciso exigir a democratização dos partidos políticos, porque eles são oligarquizados, constituem propriedade de grupos ou pessoas que lá estão há anos, conhecem todos os segredos partidários e não respondem aos militantes de base. Nossos partidos políticos não são democráticos.”
Roberto Romano
Foto: Antoninho Perri / Unicamp
Torto
Daqui a pouco, chegam as chuvas, e a Rua dos Eucaliptos, na Granja do Torto, está sem conservação na jardinagem. Com as copas das árvores baixas, à noite, a visibilidade é péssima para os pedestres e motoristas, que andam sempre com temor.
Foto: cidadestransbordadas.jaca.center
DER
Não há a menor razão para que moradores das primeiras quadras pares do Lago Norte sejam impedidos, por piquetes, de fazer o primeiro retorno, calculado e projetado para isso. Ter de dar a volta, todos os dias, depois do posto de gasolina, é a coisa mais sem nexo que pode acontecer no início das manhãs.
Reprodução: Google Maps
Bom humor
Por falar nisso, o administrador do Lago Norte, sempre em sintonia nas mídias sociais, é chamado pelos moradores de Marcelo Trator Ferreira.
Cuidado
Golpistas atacam clientes do Banco do Brasil. Perguntam se reconhecem ou não a compra. Com a orientação de que liguem novamente para o 0800 do BB, número atrás do cartão para ter segurança de que se tratava de uma ligação idônea. Um protocolo foi dado ao cliente. Ligação feita, a telefonista confirmou todos os dados que tinha, sem pedir nenhuma informação do cliente. Falou da mesma compra não reconhecida e pediu que o cliente digitasse o número do cartão, o que foi feito prontamente. Pediu para digitar a agência e conta. Como o extrato foi consultado pelo cliente no celular que não viu a suposta compra não feita, a desconfiança o impediu de continuar. Escapou.
Charge do Thyagão
História de Brasília
Lamentável, isto sim, é o hospital. Mal construído, sem obedecer a técnica de arquitetura hospitalar (opinião dos técnicos) pouco ou quase nada pode oferecer. (Publicada em 13/2/1962)
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin