O pêndulo

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA – In memoriam

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil;

colunadoaricunha@gmail.com;

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Foto: bbc.com/portuguese/brasil
Foto: bbc.com/portuguese/brasil

        Desarmar os espíritos é um bom começo, mas não resolve quando o assunto são interesses humanos em jogo. Nesse sentido, é tão importante desarmar a agressividade dos homens como desarmar e desaparelhar as instituições do Estado, livrando-as da ascendência maléfica de ideologias, sobretudo aquelas que dominaram o país por longos treze anos. Exemplos vindos de toda a parte e em todo o tempo ensinam que os países, ao longo de suas histórias, experimentaram movimentos pendulares na política, ora oscilando numa direção, ora em outra, mas sempre mantendo e obedecendo a direção imposta pela sociedade.

       No Brasil, essa dinâmica não é diferente e segue exatamente os anseios expressos pela maioria dos cidadãos. Analisando o tema do ponto de vista dessas alternâncias entre sístoles e diástoles ou entre o inspirar e expirar, é fato que em decorrência de marcos puramente históricos, advindos de nossa formação sui generis, é possível detectar na sociedade brasileira, em todos os patamares da pirâmide social, a presença de um forte elemento conservador. É preciso, no entanto, esclarecer que o termo conservador aqui não significa, como muitos teóricos da esquerda gostam de pregar, algo atrasado ou parado no tempo.

       O termo se liga muito mais a preservação daquilo que os brasileiros emprestam um valor simbólico, fundamental até para a existência de cada um, como é o caso da família, da preservação da vida, da religião e de outros elementos que sempre estiveram presentes na vida do cidadão comum, seja ele rico ou pobre, branco ou não. O que está acontecendo agora, com a provável eleição de Jair Bolsonaro, começou a ser preparado quatro anos atrás, com a eleição para o Congresso da maior bancada conservadora em meio século. Levantamentos feitos pelo Ibope há dois anos passados mostravam que 54% dos brasileiros de todas as classes expressavam posições conservadoras em relação a temas como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, maioridade penal, pena de morte e outros temas relevantes.

      Obviamente que alterações de curso, dentro do tecido social, como é o caso do aumento extraordinário dos índices de violência, fizeram a população mudar radicalmente de posição, considerando, pela primeira vez, tanto a pena de morte como a prisão perpétua para crimes hediondos, como única saída possível para consertar o país. A possível eleição de Bolsonaro vem justamente nessa onda de conservadorismo, adormecida desde 1964.

         Para os analistas, a grande questão será como os conservadores, que puseram agora a cara na janela, irão tratar da questão da desigualdade social histórica, de forma a fazer valer esses valores, principalmente quanto a agenda liberal de diminuição do Estado e o fim de privilégios há muito enraizados em nossa nação.

        O saudoso Betinho costumava dizer que democracia não combina com fome e desigualdades. Nesse caso, se os conservadores conseguirem, de fato, reduzir esses abismos existentes no país entre pobres e ricos, conseguirão se manter no poder. Caso contrário, o pêndulo irá seguir seu caminho, oscilando para o outro lado.

A frase que foi pronunciada:

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”

(Cláudio Abramo)

Cesáreas

Parto cesariana sem necessidade, indução a evitar a amamentação, mutilação e outros problemas enfrentados pelas mulheres enquanto são vulneráveis. Depois de várias discussões sobre o assunto, em todas as instancias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o máximo feito até agora sobre o assunto é a intenção de ajudar municípios do país a executar metas fixadas pelo Ministério da Saúde.

Charge do Juliano Henning
Charge do Juliano Henning

Conveniência

Esse problema está diretamente relacionado à decisão médica. Dados do Ministério da Saúde apontam que 40% dos partos feitos na rede pública são cesarianas, enquanto nos hospitais particulares este número sobe para 80%. É muito mais conveniente para o médico agendar o parto do que ser surpreendido com chamados fora de hora. Mas é ético?

E mais

Médicos particulares cobram por volta de R$ 5.000,00 para acompanhar o parto normal com a assistência de doula.

Em tempo

Debatidas no 32º Congresso Mundial da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), as altas taxas de cesáreas. Em entrevista à Agência Brasil, o diretor da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Corintio Mariani Neto, apontou a necessidade de adotar equipes multiprofissionais que atendam pacientes para o parto normal. Essa equipe teria a enfermeira obstétrica e a obstetriz. Só em casos de intercorrência o médico seria chamado.

Cartaz: odiariocarioca.com
Cartaz: odiariocarioca.com

Científico

Um estudo apresentado pelos profissionais da Argentina e Suíça. Luz Gibbons, José M. Belizán, Jeremy A Lauer, Ana P. Betrán, Mario Merialdi e Fernando Althabe mostram os números globais e custos adicionais necessários para cesarianas desnecessárias. Não poderia ser diferente. O Brasil ocupa o 1º lugar no ranking. Leia os detalhes da pesquisa no blog do Ari Cunha.

Link de acesso à pesquisa: The Global Numbers and Costs of Additionally Needed and Unnecessary Caesarean Sections Performed per Year: Overuse as a Barrier to Universal Coverage

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

A razão da ausência do sr. Sette Câmara em Brasília não se deve a negligência do novo prefeito, mas ao governo. (Publicado em 02.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin