Resultado da enquete: você acha justa a cobrança de línguas estrangeiras em provas de concursos?

Publicado em Sem categoria
Pessoal,

Na semana passada, jogamos a vocês a seguinte pergunta: você acha justa a cobrança de línguas estrangeiras em provas de concursos? Hoje liberaremos o resultado da enquete, que contou com 302 participações.

Pelos comentários, percebemos que o assunto gera polêmicas. Do total de leitores, 172 (56,95%) acham que outros idiomas que não o Português devem sim ser cobrados em provas de concursos.

Outros 106 (35,10%) acreditam que tal exigência é uma forma de limitar o acesso de candidatos às seleções. Apenas 24 pessoas (7,95%) acham que línguas estrangeiras devem ser cobradas, mas em concordância com determinadas situações.

Confira abaixo alguns argumentos de quem votou:

A favor
Acho válido cobrarem o conhecimento de outras línguas em concurso público, desde que seja necessário para o exercício do cargo. No caso do CACD (Concurso de admissão a Carreira Diplomática) a cobrança deveria ser ainda mais rigorosa, pois consideramos que os diplomatas representam nosso pais no exterior e fluência em outras línguas é básico para a carreira (Luana)

Contra
Não, não acho justo. Acho que deveriam priorizar língua portuguesa e legislação (Tiago)

Depende
Em determinadas áreas não acho justo. Se for específico para áreas internacionais, diplomacia, comércio exterior…acho que deve ser adequado ao cargo a ser exercido (Liliam Rose)

Confira também as estatísticas da enquete:

Sim, se o exercício do cargo exigir tais conhecimentos       56.95% 172 votos Não, é uma forma de limitar o acesso à seleção       35.10% 106 votos Depende (comente!)       7.95% 24 votos