Planeje a viagem com o amigão

Publicado em Sem categoria

 

Vai viajar com o pet na Semana Santa? Planeje-se com antecedência e evite surpresas desagradáveis no trajeto

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

“Os tutores e os animais podem ter uma experiência ótima viajando juntos, mas primeiramente é preciso ter paciência e entender que mudar de ambiente bruscamente pode deixar o animalzinho acuado”, afirma Alexandre Merlo, médico veterinário e Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada de Animais de Companhia da Zoetis. Para que o passeio seja tranquilo para todos, o especialista dá cinco dicas:

1. Vacina em dia: mantenha a carteira de vacinação do seu animal atualizada. As vacinas são fundamentais, não apenas pela obrigatoriedade da vacinação contra raiva para viagens interestaduais ou internacionais, mas também porque o destino pode, eventualmente, ser uma área de alta incidência de doenças virais de fácil contágio como, por exemplo, a parvovirose e a cinomose em cães, ou a rinotraqueíte em gatos. “Ao planejarmos uma viagem, devemos nos certificar de que os animais estejam protegidos pela vacinação”, orienta.

2. Viagem sem enjoo: um problema que impede muitos tutores de viajar com seus pets é o enjoo do movimento em carros ou aviões. Um dos principais sintomas do enjoo do movimento é o vômito, que causa enorme desconforto. Existe medicamento para evitar o problema. Ele deve ser administrado duas horas antes da viagem. Fale com o seu veterinário.

3. Cuidado com o verme do coração: viagens para locais como praia e campo precisam de atenção, pois são destinos com incidências maiores do chamado “verme do coração” (dirofilariose). A doença é transmitida por mosquitos e pode levar a óbito, caso não seja tratada. De acordo com o veterinário, para evitar este mal, há remédios especializados que podem ser aplicados pelo próprio tutor.

4. Cuide da segurança: se a viagem for de carro, não deixe o animal solto no veículo. Além de ser perigoso para o pet e apresentar risco de acidentes, essa situação também é passível de multa. “O animal deve viajar em caixa de transporte própria para este fim ou preso ao banco pela coleira própria para viagens. Existem várias opções no mercado tanto para gatos como para cães”, explica Alexandre Merlo.

5. Leve seus brinquedos: alguns animais podem ficar ansiosos com a mudança de ambiente. Para tranquilizá-los, leve seus cobertores e brinquedos preferidos. “Os animais, assim como os seres humanos, levam um tempo para se adaptar ao novo, por isso os objetos familiares podem ajudá-los a diminuir o estresse e tornar a viagem muito mais prazerosa para todos”, conclui o especialista.

Quem vai curtir o feriado em Brasília mas quer fazer um programa diferente pode, agora, se hospedar com o melhor amigo em hotéis da Rede Windsor, que passou a receber pets de até 5kg, com diversos mimos. Para os hóspedes VIP, são oferecidos tapetinhos, potes para refeições personalizados e kit cidade limpa. O serviço custa R$ 150,00 (valor único para toda a estada). 

 

Windsor Plaza Brasília

Endereço: SHS Qd. 05 Bl. H – Cep 70322-912 Brasília/DF

Contato para reservas: (61) 3322-4545 / (61) 2195-1100 / reservas.plazabrasilia@windsorhoteis.com.br

Windsor Brasília

Endereço: SHN Quadra 01 – Conj. A – Bl A – Entr. B Asa Norte – Brasília

Contato para reservas: (61) 2195-1900 / reservas.brasilia@windsorhoteis.com.br