Calendário de saúde pet

Publicado em Sem categoria

Você sabe que o melhor amigo precisa de checkups regulares para se manter saudável. Mas qual a frequência das idas ao veterinário? A resposta depende da faixa etária do animal

Crédito: Celebrity Dachshund/Reprodução
Crédito: Celebrity Dachshund/Reprodução

 

Filhote: até completarem 16 semanas, terão de ir ao médico tomar vacinas a cada três ou quatro semanas. Cães precisam vacinar de raiva e parvovirose, entre outras. Também podem precisar de dosagens contra influenza e tosse dos canis. Já os gatos devem fazer testes para leucemia felina e vírus da imunodeficiência felina. Eles também precisam vacinar contra várias doenças. Nessa fase, o pet também começará a tomar vermífugos e a se prevenir contra pulgas e carrapatos. O veterinário vai examinar o animal para ter certeza de que está crescendo saudável e de que não há sinais de doenças. Aos 6 meses, o pet deve voltar para uma segunda avaliação, quando também é ideal ser castrado.

Adulto (1 a 7-10 anos, dependendo do tamanho e da raça): nesse estágio, o recomendado são checkups anuais. O médico vai fazer uma avaliação do focinho ao rabinho. Também coletará amostra de sangue e, se houver alguma taxa anormal, recomendará outros exames. As vacinações são anuais, assim como a proteção contra pulgas e carrapatos. Pode ser necessário levar uma amostra de fezes para checar se há parasitas intestinais.

Sênior (acima de 7-10 anos, dependendo do tamanho e da raça): a recomendação é que o pet seja levado ao veterinário duas vezes ao ano para checkup. Além do exame de sangue, teste de urina também ajuda a verificar a saúde renal. Os exames vão fornecer informações sobre funcionamento do fígado e da tireoide, entre outros. Qualquer alteração deve ser informada ao veterinário. Por exemplo, se o gato está tomando mais água ou se o cão não se anima mais com as caminhadas diárias. Esses podem ser sinais de problemas como doença renal ou artrite.