Redação do Enem 3: Planejamento

Publicado em português

 Dissertação rima com informação. Você tem um montão de ideias na cabeça. Mas só dispõe de 30 linhas. O tempo é curto. Como aproveitar cada minuto? Siga dois passos:

  1. Leia o tema e os textos motivadores. Sem pressa. Pense no aspecto que quer abordar, formule a tese numa frase, busque argumentos para sustentar seu ponto de vista.
  2. Faça um esquema. Ele traça o caminho a seguir. São cinco perguntas que pedem resposta:

O quê?

O que do quê?

 Para quê?

 Como chegar lá?

 Qual a sentença-tese?

  

Trocando em miúdos

 O quê? É o tema, o assunto a ser tratado. Genérico, não entra em detalhes. Às vezes uma palavra basta. Se não, duas ou três.

 O que do quê? Trata-se da delimitação do tema, o aspecto a ser focado. Você torna o tema mais restrito, menos abrangente.

 Para quê? Qual o objetivo do texto? Qual a tese que defende? A resposta é um verbo no infinitivo — provar, demonstrar, sugerir, criticar.

 Como chegar lá? Que argumentos, opiniões, exemplos, citações ajudam a sustentar a tese? Faça uma tempestade de ideias. Depois selecione as mais adequadas.

 Qual a sentença-tese? Numa frase, sintetize a tese que você quer defender.

Exemplo

 Tema: Brasília

 Delimitação do tema: a mudança que humanizou Brasília

 Objetivo: demonstrar que as pessoas nos espaços públicos humanizaram Brasília

 Ideias do desenvolvimento: Brasília em 1969, frase do turista inglês, falta gente nas ruas, mudança, os moradores ocuparam os espaços, melhorias necessárias, segurança

 Sentença-tese: Brasília mudou.