Correios têm nova direção? Tem nova direção?

Publicado em português

Na dança das cadeiras no governo, o general Floriano Peixoto deixou o Planalto para assumir os Correios. O troca-troca trouxe ao cartaz a concordância dos substantivos próprios escritos no plural. Eles levam o verbo para o singular ou o plural? O pomo da discórdia foi esta frase: Correios têm nova direção ou tem nova direção? Antes de responder, convém prestar atenção às manhas da língua. Guarde isto:

1. Se o nome é usado só no plural e precedido de artigo = o verbo concorda com o artigo. Em siglas, o artigo não aparece. Mas conta como se estivesse presente: Os Estados Unidos provocam o Irã. EUA decidem o campeonato. Os Andes ficam na América do Sul. O Amazonas banha o Brasil e países vizinhos. O Palmeiras disputa a taça. Os Correios têm nova direção.

2. Se o nome é usado só no plural sem artigo = verbo no singular: Minas Gerais fica na Região Sudeste. Alagoas tem as praias mais bonitas do país. Campinas tem uma das melhores universidades brasileiras.

3. Em nome de obras, mesmo no plural acompanhado de artigo, prefira o verbo no singular: Os Miseráveis imortalizou Victor Hugo. Os Pássaros é filme de suspense. Os Lusíadas narra a epopeia dos portugueses.