DF tem 322 leitos públicos para pacientes com coronavírus

Publicado em GDF, Notícias

A rede pública do Distrito Federal tem atualmente 322 leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus, informou a Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (28/5). Cerca de 45% (145) estão ocupados.

Todos os leitos, segundo nota de esclarecimento enviada pela pasta, cumprem os requisitos da portaria do Ministério da Saúde que define características específicas para atender as necessidades clínicas dos pacientes com o novo coronavírus.

Do total, 137 leitos aguardam habilitação do Ministério da Saúde. O reconhecimento pelo órgão federal remunera cada um com o valor de R$ 1,6 mil por dia.

A pasta esclarece que nem todos leitos, apesar de seguirem as recomendações do Ministério da Saúde, estão necessariamente em ambientes de UTI.

“A área técnica da pasta optou por classificá-los como LEITOS PÚBLICOS COVID-19 COM SUPORTE DE VENTILAÇÃO MECÂNICA, por não estarem, necessariamente, em ambientes de UTI, nas unidades hospitalares, como é o caso, por exemplo, dos alocados na UPA do Núcleo Bandeirante”, diz a nota.

Recursos humanos

Para o trabalho contra a covid-19, a pasta informa que nomeou mil servidores, sendo 773 médicos, 152 enfermeiros, 74 especialistas em Saúde e um técnico em Saúde. “Esses profissionais estão reforçando a rede e, consequentemente, o atendimento aos casos da COVID-19.”

“A Secretaria está buscando ampliar a capacidade da rede para o atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus conforme o avanço do contágio no DF. Sendo assim, além da abertura de leitos em unidades públicas, também foram contratados novos leitos com suporte de ventilação mecânica da rede privada para garantir o atendimento a quem dele precisar.”

Situação

O Distrito Federal registrou nove mortes na quarta-feira (27/5), segundo o painel de monitoramento da Secretaria de Saúde. Ao todo, são 123 óbitos pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, além de 10 casos referentes a moradores do Entorno.

A capital federal chegou aos 7.761 casos confirmados (551 novos) de coronavírus. Do total, 3.418 estão ativos. Até agora, 4.210 (54,2%) pessoas se recuperaram da doença.

76 casos são graves; 226, moderados e 2.590, leves.