Tesouro Crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press

Tesouro Direto suspende operações mais de uma vez ao longo do dia

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

Enquanto a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) oscilou durante esta quinta-feira (9/9), mas inverteu o sinal após uma sinalização de pacificação da crise institucional criada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido),as negociações dos títulos do Tesouro Direto foram marcadas por muita instabilidade, refletindo a queda na confiança do mercado no governo.

 

Enquanto a B3 acabou subindo mais 2% depois a divulgação da carta do Palácio do Planalto redigida por Temer no fim da tarde de hoje, na qual Bolsonaro diz que “nunca teve a intenção de agredir quaisquer Poderes”, as operações pelo Tesouro Direto continuaram suspensas, em grande maioria, em meio à piora nas expectativas em relação ao fiscal.

 

Ao longo do dia de hoje, houve várias suspensões da plataforma do Tesouro Nacional voltada aos pequenos investidores. Normalmente, as negociações são suspensas quando o mercado exige prêmio de risco e taxas bem acima do que o governo está disposto a pagar nos títulos públicos. E isso ocorre porque o mercado vê piora no risco fiscal e os juros sobem.

 

No fim do pregão de hoje, apenas dois títulos indexados à taxa básica de juros (Selic) estavam disponíveis para a compra: o Tesouro Selic com vencimento em 2024 e o Tesouro Selic com vencimento em 2027.  Procurada, a assessoria do Tesouro reconheceu que interrompeu as negociações “por três vezes, dada a volatilidade do mercado”.

 

Os títulos prefixados voltaram para a casa dos dois dígitos nos últimos dias em meio ao aumento das incertezas em relação à capacidade do governo dar continuidade a um ajuste fiscal e melhorar. As perspectivas em relação às contas públicas pioraram após as manifestações do feriado de 7 de Setembro, porque o consenso é de que o governo vai ter problemas em avançar com reformas estruturantes que resultem em corte ou controle de despesas. Os papeis prefixados com vencimento em 2031 eram negociados acima de 11%.

 

 

Veja a íntegra da nota do Tesouro enviada ao Blog:

 

Hoje, dia 9 de setembro de 2021, a Secretaria do Tesouro Nacional suspendeu as negociações dos títulos do Programa Tesouro Direto três vezes dada a volatilidade do mercado.

Os preços e as taxas dos títulos do Programa Tesouro Direto (TD) são atualizados três vezes ao dia, com o objetivo de refletir as negociações ao longo do dia no mercado secundário de títulos públicos federais.

Quando há uma volatilidade significativa nos preços e nas taxas dos títulos negociados nesse mercado, a Secretaria do Tesouro Nacional suspende temporariamente as negociações no TD, para que novos preços e taxas de referência possam ser atualizados.

Este procedimento impede que as negociações dos investidores no TD sejam realizadas com preços e taxas que não reflitam corretamente as condições do mercado de títulos públicos (mercado secundário).

Cabe ressaltar que o Título Tesouro Selic, um título que sofre pouco os efeitos da volatilidade de mercado, permaneceu, durante o período de suspensão, disponível para as operações de investimento e resgate no TD.

Além disso, em caso de suspensão, como ocorreu, os investidores do programa podem realizar agendamentos para investimentos e resgates (na plataforma do programa) que serão liquidados com os preços e taxas disponibilizados na reabertura do mercado.