Sem Serra, Itamaraty é esvaziado e perde Camex, que volta ao Mdic

Publicado em Economia

Tão logo o senador José Serra (PSDB-SP) deixou o Ministério das Relações Exteriores, que será comandado por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a pasta foi esvaziada. O presidente Michel Temer decidiu retirar do órgão o comando da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que voltou para o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ao qual sempre esteve vinculada.

 

A retirada da Camex do Mdic gerou muita confusão no governo, mas Temer decidiu entregar o órgão ao Itamaraty para satisfazer a vontade de Serra, que não abria mão de formular a política de comércio exterior do país, funcionando como um contraponto ao Ministério da Fazenda e ao Banco Central.

 

A confusão foi tamanha, que a Camex demorou mais de seis meses para tomar uma decisão. A demora em pareceres criou uma grande ansiedade entre o empresariado, devido ao risco de o país abrir espaço para concorrência desleal de produtos estrangeiros. Um dos casos mais polêmicos foi o dos sacos de juta, usados para embalar café. O país correu o risco de ser inundado do produto fabricado na Índia e em Bangladesh.

 

Camex1

 

De volta do Mdic, a composição da Camex foi ampliada (veja reprodução acima do Diário Oficial da União). O conselho decisório passou a contar com o Ministério dos Transportes. O secretário executivo passará a ser indicado pelo Mdic.

 

Sem saber da mudança, a atual secretária executiva da Camex, Tatiana Rosito, que foi indicada por Serra, viajou para Paris, na sexta-feira, acompanhada de um assessor. Eles estão participando da reunião do Comitê de Investimentos da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

Nota da redação: O Itamaraty informou que Tatiana Rosito não embarcou para Paris e está cumprindo agenda normalmente no país.

 

Camex2

 

Brasília, 19h50min, atualizada às 10h55min de terça-feira, 7 de março.