Para equipe econômica, é melhor Haddad do que Bolsonaro

Publicado em Economia

Técnicos da equipe econômica do governo têm feito enquetes sobre um possível segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). A maioria prefere a vitória do petista, pela racionalidade.

 

Na avaliação dos técnicos, Bolsonaro é o que há de pior. Nem mesmo o fato de o ex-capitão do Exército estar aliado ao economista Paulo Guedes anima os responsáveis pela política econômica.

 

Primeiro, porque todos acreditam que Guedes não duraria muito em um eventual governo de Bolsonaro. Segundo, porque, muitos questionam a capacidade técnica do economista.

 

Guedes, por sinal, já esteve duas vezes com representantes da equipe econômica. Em vez de suas ideias, o que prevaleceu foi a arrogância. Paulo Guedes acredita que inventou a roda na economia.

 

Vale ressaltar que Dilma Rousseff tinha comportamento semelhante. Inventou a tal nova matriz econômica, que levou o Brasil para uma das mais graves recessões da história. Dilma era a empáfia em pessoa.

 

Quanto a Haddad, economistas do governo dizem que ele é mais palatável, pois não representa o radicalismo do discurso petista. Se eleito, fará o que precisa ser feito para recolocar o país na rota do crescimento.

 

Sem inflação sob controle e contas públicas nos eixos, não há como o PT fazer política social. “Uma coisa é o discurso eleitoral, outro, o pragmatismo do governo. O PT sabe que não pode cometer novamente os erros de Dilma”, diz um técnico.

 

Brasília, 15h10min