presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O medo de que Campos Neto se torne um pato manco

Publicado em Economia

O nome do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como opção para suceder Paulo Guedes no Ministério da Economia, agrada os agentes econômicos. Porém, há um questionamento grande se, ao tomar posse como chefe da equipe econômica, ele realmente terá força para tocar a política econômica. Teme-se que ele se transforme em um pato manco, ou seja, tenha o título de ministro, mas as decisões fiquem concentradas no entorno do presidente da República.

 

Para isso, dizem os donos do dinheiro, é melhor que se mantenha tudo como está. Quer dizer: Paulo Guedes fingindo que tem poder para levar adiante a sua agenda liberal, mas sem vácuo no Banco Central. No entender dos investidores, seria um verdadeiro desastre ter um Roberto Campos Neto — que desenvolve um belo trabalho à frente do BC — fazendo figuração na Economia e a autoridade monetária nas mãos de alguém sem pulso firme para controlar a inflação.

 

Brasília, 14h17min