Lula Foto: Ricardo Stuckert/Fotos publicas

Genial/Quaest: Em Minas, Lula mantém liderança com 53% dos votos válidos

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

A apenas três dias da eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em Minas Gerais para o segundo turno, conforme dados da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27/10). 

 

O petista detém 53% das intenções de votos válidos no segundo maior colégio eleitoral para o pleito de domingo (30/10). Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 47% da preferência. Curiosamente, esses foram os mesmos percentuais da pesquisa nacional feita pela Quaest para a Genial Investimentos, divulgada na quarta-feira (26/10). 

 

O dado mostra aumento dos percentuais dos dois candidatos entre os mineiros na votação do primeiro turno, mas não altera o resultado. Mas a vantagem do petista sobre o chefe do Executivo, de quatro para seis pontos percentuais.  Em 3 de outubro, Lula teve 48,29% dos votos em Minas Gerais, totalizando 5.802.571 eleitores. Bolsonaro, por sua vez, recebeu 43,60% dos votos no estado, ou 5.239.264.

 

Na enquete de intenção de voto espontânea, Lula obteve 42% dos votos e Bolsonaro, 38%. Já na pesquisa estimulada, o petista registrou 45% e o atual presidente, 40%. Brancos e nulos somaram 7%, e, indecisos, 8%.

 

Aplicando o modelo likely voter (eleitor provável), que desconta a possível abstenção no segundo turno, Lula registrou 52,2% da preferência. Enquanto isso, Bolsonaro teve 47,8%. Esse modelo, adotado no segundo turno da eleição, identifica os eleitores com maior probabilidade de votar no dia 30 de outubro.

 

Em Belo Horizonte, Bolsonaro teve 52% dos votos válidos, e Lula registrou 48% da preferência. Na região metropolitana, os dois candidatos estão empatados, com 42% cada. E, no interior, Lula vence Bolsonaro pelo placar de 45% a 39%. 

 

 

Maior preocupação

 

A economia é considerada o maior problema para os mineiros, com 35% das respostas, percentual acima dos 34% contabilizados na pesquisa anterior, de 26 de setembro. 

 

Na mesma base de comparação, a rejeição eleitoral a Bolsonaro entre os mineiros passou de 56% para 49%. Já a rejeição a Lula oscilou de 45% para 44% no mesmo período.

 

De acordo com a pesquisa, 56% dos eleitores de Lula votam no ex-presidente para elegê-lo e 41% para tirar Bolsonaro do governo. Entre os eleitores de Bolsonaro, 52% votam no chefe do Executivo para não deixar o PT voltar ao governo, e 44% para reelegê-lo. 

 

A maioria dos entrevistados (43%) tem medo da continuidade do governo Bolsonaro e 40% temem a volta do PT.

 

Apesar de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estar apoiando Bolsonaro, 68% dos mineiros entrevistados disseram que a chance de votar no mandatário não muda. Enquanto isso, 23% disseram que aumenta.

 

Foram realizadas 2,2 mil entrevistas presenciais entre os dias 24 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09544/2022.

 

 

Veja, abaixo, alguns recortes da pesquisa: