Fernando Haddad Ministro da Fazendo foi convidado para evento em Moçambique

Genial/Quaest: Diferença entre Haddad e Tarcísio cai e 20 para 13 pontos

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

A nova pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições no estado de São Paulo mostra redução na diferença entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) de 20 para 13 pontos percentuais, entre agosto e setembro, conforme dados da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (8/9).

 

Haddad manteve a liderança na corrida para o Palácio dos Bandeirantes, apesar do leve recuo de 34% para 33% nas intenções de voto entre os dois levantamentos. Enquanto isso, Tarcísio avançou de 14%, no mês passado, para 20%, na pesquisa atual de mapeamento das intenções estimuladas para o primeiro turno.

 

O governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), tem 15% da preferência, mesmo percentual dos que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas.

 

Os indecisos somaram 12% das intenções de voto. No levantamento das intenções espontâneas de voto, 71% dos entrevistados responderam que estão indecisos. Já os que admitem mudar de voto somam hoje somam 55%, contra 62% da pesquisa anterior.

 

 

 

Segundo turno e Senado

 

Na simulação para um eventual segundo turno entre Haddad e Tarcísio, em agosto, o petista tinha 44% dos votos, contra 31% do ex-ministro de Infraestrutura de Bolsonaro. Neste mês, o placar passou de 42% a 36%, reduzindo a diferença de 13 para 6 pontos percentuais. 

 

Em um segundo cenário, para um embate entre Rodrigo Garcia e Haddad, o petista venceria com vantagem de 15 pontos percentuais, sendo 40% a 35%. 

 

Na corrida para a cadeira paulista ao Senado Federal, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (PL) encostou no ex-governador Márcio França (PSB). Pontes tem 23% das intenções de voto contra 25% de França.

  

A pesquisa realizada pela Quaest para a Genial Investimentos entrevistou presencialmente 2.000 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 2 e 5 de setembro, no estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.