Demissões de um lado, nomeações de outro. Esse é o vale-tudo para o impeachment

Publicado em Economia

Enquanto faz demissões em massa no Ministério da Cultura, com a exoneração de 81 pessoas que têm cargos comissionados, o Palácio do Planalto vai atendendo pleitos políticos em busca de apoio no Congresso para o impeachment definitivo de Dilma Rousseff.

 

Na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, o Planalto exonerou Arno Jerke Junior, ligado à ex-ministra Kátia Abreu, do cargo de diretor e nomeou Cleide Edvirges Santos Laia, apoiada pelo PMDB de Minas Gerais, e Marcus Luis Hartmann, apadrinhado do deputado Rogério Peninha Mendonça, do PMDB de Santa Catarina.

 

No Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pasta comandada pelo PSD de Gilberto Kassab, o governo nomeou Hugo Paulo do Nascimento Leitão Vieira como diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Para atender o pleito do Solidariedade de Goiás, o presidente interino, Michel Temer, nomeou Joaquim Mendanha de Ataídes para a Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Fazenda. Ele foi indicado pelo deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO), filho do ex-deputado Armando Vergílio (SD-GO), que foi superintendente da Susep de 2007 a 2010.

 

As nomeações estão no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26.

 

Brasília, 14h30min