André Ventura, líder do Chega Reprodução da internet

Brasileiros garantem dois em cada três votos dados a extrema direita de Portugal

Publicado em Economia

Os brasileiros que vivem em Portugal — eles representam um terço de todos os estrangeiros registrados oficialmente em território luso — são os principais eleitores da extrema direita do país.

 

De cada três votos obtidos pelo Chega nas eleições deste ano entre os imigrantes, dois foram dados por brasileiros, diz o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza em entrevista à CNN. O partido de extrema direito elegeu 12 deputados para a Assembleia da República. Já é a terceira força da política portuguesa.

 

Curiosamente, o Chega, liderado por André Ventura, é o partido que mais combate a entrada de estrangeiros em Portugal. O discurso é o de que as pessoas que vêm de fora “roubam os empregos e a riqueza dos portugueses”.

 

De costas para a população

 

Essa falácia, por sinal, foi repetida diversas vezes há quase um mês, quando a Assembleia da República, o Parlamento de Portugal, aprovou as novas leis que facilitam a entrada de estrangeiros no país para procurar emprego.

 

Contrariados, os 12 parlamentares do Chega deram as costas e abandonaram o plenário de votação, alegando que não concordavam com o projeto que estava em debate. O partido foi duramente criticado pelos demais deputados e pelo governo, que veem nos estrangeiros uma força importante para renovar a capenga economia de Portugal.

 

População brasileira só cresce

 

O presidente Português afirma que tem dito a André Ventura não entender o discurso dele e do Chega como um todo contra os estrangeiros e a favor da xenofobia, se os principais eleitores da legenda são estrangeiros, em especial, os brasileiros.

 

Pelos dados mais recentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), responsável pelo sistema de imigração, os brasileiros legalizados em Portugal somam 255 mil, sendo que 47,6 mil receberam autorização de residência nos primeiros seis meses deste ano.

 

A expectativa é de que esses mesmos brasileiros que apoiam o Chega votem em massa na candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro em outubro próximo. Em 2018, ele recebeu mais de 70% da comunidade brasileira em Portugal.

 

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Portugal é hoje o maior colégio eleitoral fora do Brasil. Neste ano, estão aptos a votarem no país 86.934 brasileiros. Temendo violência, a maioria dos consulados do Brasil no exterior está reforçando a segurança para proteger as urnas eletrônicas e os eleitores.