AtaqueDeputadoChega O brasileiro Marcus Santos, eleito deputado em Portugal, é chamado de "vergonha nacional" nas redes sociais

A real de Portugal: brasileiro eleito deputado é vítima de xenofobia

Publicado em Economia

Eleito deputado pelo Chega, partido de extrema-direita que é contra a imigração, o brasileiro Marcus Santos, 45 anos, vem sendo atacado nas redes sociais, inclusive por apoiadores da legenda que tem como líder André Ventura.

 

Em seguidas postagens, os internautas dizem que a eleição do brasileiro, que é negro, é “uma vergonha nacional” e que o mínimo que ele deve fazer “é aprender a falar português”. Os lusitanos dizem que os brasileiros não falam a língua de Portugal.

 

Questionado pelo Blog, Santos afirmou que as pessoas que o agridem nas redes sociais “não pertencem” ao Chega e “nem votam” no partido. “Muitos são perfis falsos”, disse ele, que é vice-presidente da legenda no Porto, a segunda maior cidade de Portugal.

 

Na avaliação do futuro deputado — o primeiro brasileiro a ser ter direito a um assento na Assembleia da República —, o mais importante é que, nas eleições de domingo (10/03), o seu partido teve um crescimento espetacular, passando de 12 para 48 deputados.

 

“No Porto, especificamente, o Chega pulou de dois para sete deputados”, assinalou Santos, que é empresário e tem uma rede de academias de lutas no país europeu. “Se tivéssemos pessoas com esses perfis no partido, eu nunca teria sido eleito. E mais: o Chega foi o único partido que elegeu dois deputados negros e não nascidos em Portugal”, acrescentou.