Ibaneis anuncia novo curso de formação para Polícia Militar do DF

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos

De acordo com o governador, 750 soldados serão treinados . A ideia é recompor as forças de segurança do DF 

Mariana de Ávila – O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, por meio das redes sociais, que em dezembro será iniciado mais um Curso de Formação de Praças. A ideia é treinar 750 futuros soldados para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). 

O chefe do Executivo local disse também que o acordo aconteceu em reunião com os deputados Rafael Prudente, Hermeto, que é da Polícia Militar, e Cláudio Abrantes.

De acordo com Ibaneis, a decisão também contou com o apoio do secretário de Economia, André Clemente, e do comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos. 

 

Último curso

No último curso de formação, 491 policiais da sétima turma foram diplomados em cerimônia ocorrida em agosto, no estádio Mané Garrincha. Os novos soldados passaram a fazer parte dos 10,6 mil integrantes da corporação.

Na cerimônia, Ibaneis já havia demonstrado o interesse em convocar mais 750 aprovados no último concurso da PMDF , realizado 2018. Há previsão de que outros 450 sejam chamados até o fim de 2022.

PMDF deve ter novo concurso em 2022

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos informou recentemente que a corporação deverá abrir novo concurso público em 2022. De acordo com o representante, a PMDF irá enviar, ainda este ano, pedido para autorização do edital à Secretaria de Economia.

“A previsão é que a gente autorize no ano que vem, mandando agora, para fazer o concurso no ano que vem e para que a gente inicie o Curso de Formação em 2023”, disse Vasconcelos em uma entrevista nas redes sociais.

O policial ressaltou que a realização de um novo concurso público é um processo demorado. Entre a autorização orçamentária e a realização efetiva do concurso há uma demora de mais ou menos um ano. E entre a realização do concurso e o chamamento é quase mais um ano”, explicou.

Ao Papo de Concurseiro, o comando da PMDF informou que fez uma solicitação para a Secretaria de Economia para que um novo concurso fosse realizado em 2022, para turma de praças e oficiais. A proposta é que o concurso de praças tenha 2 mil vagas, 500 de preenchimento imediato e 1.500 para cadastro de reserva.

Porém, vale lembrar que tudo depende de uma aprovação da secretaria responsável, que vai determinar se tem condições de realizar o concurso e quantas vagas podem ser disponibilizadas.