ASNM divulgação Termo de Acordo que pôs fim a greve foi assinado no Ministério do Trabalho e Previdência (Crédito: ASNM/ Divulgação)

Greve dos peritos do INSS chega ao fim e reivindicação de novo concurso é acatada

Publicado em Governo federal, INSS, Ministério da Economia, Sem categoria

“Promoção imediata de concurso público para recomposição dos quadros da carreira, cuja defasagem chega a 3 mil servidores”, diz trecho da reivindicação dos peritos do INSS

Acaba a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após um acordo assinado por representantes do governo e da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP)A greve durou 52 dias. Em nota a ANMP afirmou: “o resultado do movimento foi extremamente favorável para a categoria, pois representou a reconquista de várias prerrogativas subtraídas nos últimos 2 (dois) anos e a obtenção de diversos ganhos novos”.

Dentre as reivindicações acatadas destaca-se a oferta de forma imediata um concurso público, no qual disponibilize vagas para o quadro da carreira. De acordo com o trecho da reivindicação publicado no Termo do Acordo há um déficit de 3 mil servidores.

“O Ministério do Trabalho e Previdência se compromete a acompanhar a evolução da tramitação do pedido de concurso para o INSS e a diligenciar para que haja a flexibilização de vagas para a Perícia Médica Federal no mesmo certame”, indica a cláusula 17ª do Termo de Acordo.

O atendimento foi retornado na última segunda-feira (23/5), “trabalharemos para normalizar nosso atendimento o mais rápido possível nas agências de todo o país. Estamos focados em agilizar as análises e concessões de benefícios dos segurados”, disse o presidente do INSS, Guilherme Serrano.

Sobre a solicitação do certame

O INSS solicitou ao Ministério da Economia a realização de um novo certame. O órgão almeja disponibilizar 7.575 vagas sendo 6004 para técnico e 1.571 para analista. Não há previsão de lançamento de edital, e o INSS ainda aguarda resposta do ministério.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes