concurso-polícia-civil-rr PC RR/Divulgação

Governo de SC autoriza novo concurso com mais de 100 vagas para a Polícia Civil

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, segurança, Sem categoria

As oportunidades são destinadas para os cargos de delegado e psicólogo, 50 e 70 chances respectivamente

O governo de Santa Catarina, após deliberação do Grupo Gestor de Governo, autorizou um novo concurso para a Polícia Civil do estado (PCSC), nesta segunda-feira (23/5). Ao todo serão oferecidas 120 vagas, sendo 50 para delegado e 70 para psicólogo. A autorização ocorreu de forma conjunta a outras que, juntas, somam mais de duas mil vagas.

O quantitativo de vagas autorizadas, porém, é abaixo do esperado, visto que foi feita uma solicitação em junho de 2021 em que 829 vagas foram pedidas para os cargos de de delegado (51), escrivão (208), agente (500) e psicólogo policial (70).

“Essas ações são possíveis agora porque nós arrumamos a casa. O Governo do Estado voltou a ter o seu caixa organizado em condições de fazer a reposição das vagas em diversas posições do funcionalismo público. Também estamos trabalhando na valorização das carreiras. São ações de gestão conscientes e sustentáveis no longo prazo”, afirmou o governador Carlos Moisés.

É válido lembrar que, em 2017, foi realizado um certame que promoveu vagas para os cargos de agente e escrivão, funções não autorizadas agora para realização de nova seleção. À época foram ofertas 394, sendo 200 para agente e 194 para escrivão.

Ele foi composto por provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e, por fim, curso de formação profissional. O prazo de vigência ainda está válido e segue até dezembro deste ano, por este motivo em nota, o Governo de Santa Catarina evidenciou a pretensão de convocar, até 30 de junho 437 (324 agentes de polícia e 113 escrivães) aprovados neste concurso.

De maneira análoga, foi anunciada a convocação de outros 359 aprovados, que serão ingressados nos quadros da Polícia Científica, Secretaria de Estado da Fazenda e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco