bombeiros Seplag Alagoas/Divulgação

Governo de Santa Catarina autoriza novo concurso para o Corpo de Bombeiros

Publicado em autorização, carreira militar, Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

O aval garante concursos em 2023 e 2024. Total de vagas chega a 515 

O governo de Santa Catarina autoriza novo concurso para o Corpo de Bombeiros do estado. O aval garante 500 vagas para praças, sendo distribuídas para 2023 e 2024, sendo 250 vagas para cada ano,  além de 15 oportunidades para oficiais. “Estamos trabalhando na valorização das carreiras. São ações de gestão conscientes e sustentáveis no longo prazo”, afirmou o governador Carlos Moisés.

A autorização ocorreu de forma conjunta a outras que somam mais de duas mil vagas no dia 23 de maio. Segundo o chefe do executivo, os novos editais serão publicados ainda em 2022. Além do CBM-SC as vagas serão distribuídas nos seguintes órgãos: 

  • Polícia Militar;
  • Polícia Científica;
  • Polícia Civil;
  • Secretarias da Saúde;
  • Secretaria da Agricultura;
  • Administração Prisional e Socioeducativa;
  • Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev);
  • Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri);
  • Controladoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral do Estado.

À ocasião o governador afirmou que “essas ações são possíveis agora porque nós arrumamos a casa. O Governo do Estado voltou a ter o seu caixa organizado em condições de fazer a reposição das vagas em diversas posições do funcionalismo público”.

Último concurso

O último concurso do CBM-SC foi em 2017. Na ocasião foram ofertadas 300 vagas, além de formação de cadastro reserva para ambos os sexos. A seleção foi composta pelas seguintes etapas: inscrição, prova objetiva e redação, exame de saúde, exame de avaliação física, exame de avaliação psicológica, investigação social e exame toxicológico. 

Os inscritos tiveram que atender altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, peso proporcional à altura, de acordo com a recomendação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mínimo de 18 anos até a data de inclusão e máxima de 30 anos até o último dia de inscrição, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nível superior.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes