“Esse foi um concurso muito esperado pelos povos indígenas. O Governo do Estado tem feito grandes investimentos na educação e para as comunidades indígenas”, afirmou o governador
O governador de Roraima, Antonio Denarium, autorizou a convocação de 837 professores professores indígenas. Segundo o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, deste total 504 já estão aptos à posse. “O governo vai realizar novas chamadas de candidatos aprovados para suprir a necessidade da rede”, assegura Mesquita. O certame ofertou ao todo mil vagas imediatas e o executivo assegura novas chamadas.
“Esse foi um concurso muito esperado pelos povos indígenas. O Governo do Estado tem feito grandes investimentos na educação e para as comunidades indígenas, respeitou a vontade dos indígenas [decidida em assembleia geral] e realizou o certame diferenciado. Isso é compromisso e respeito com os povos tradicionais”, afirma o Denarium.
A posse acontece nesta quinta-feira (25/8) em evento será às 17h no Parque Anauá e lotação ocorrerá a partir de 26 de agosto no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e está organizada da seguinte maneira:
- Dia 26/8: professores de Uiramutã;
- Dia 29/8: docentes de Pacaraima;
- Dia 30/8: professores de Normandia;
- Dia 31/8: professores de Cantá, Alto Alegre e Amajari;
- Dia 1°/9: docentes que atuarão em Caroebe, São João da Baliza, Bonfim e Boa Vista – Zona Rural.
Para a chefe da Divisão de Educação Escolar Indígena da Seed, Gleide Rodrigues, os novos professores gerará impacto positivo no ensino nas comunidades indígenas sobretudo pela estabilidade oferecidas em certames.
“Antes, com os processos seletivos havia muita rotatividade de professores e agora com o concurso eles vão ficar efetivos nas comunidades. Com isso vai melhorar o ensino aprendizagem e os alunos vão estar melhor assistidos. Contamos com cada um desses professores, para que honrem o compromisso com a escola, com os alunos e com a comunidade onde serão lotados”, destaca Gleide.
As provas desta seleção para professor indígena foram aplicadas no dia 20 de março deste ano. Foram registrados 2.707 candidatos neste concurso. Foram ofertadas mil vagas imediatas no qual 300 vagas para o cargo de magistério cujo o valor de salário inicial de R$ 3.004,80 e outras 700 vagas para cargos de nível superior, a remuneração ofertada é de R$ 3.782,94, ambos com carga horária semanal de 30.
Leia também: Iniciante? Veja dicas para começar a se preparar para concurso público do zero
Projeto de lei prevê a criação de novos cargos para o Tribunal de Justiça Militar de SP
Concurso PMRN: Ministério pede a ampliação do público-alvo
Concurso PCGO: banca cria página e edital deve sair em breve
Mais de 6.700 vagas! IBGE abre nova seleção em meio à ameaça de greve de trabalhadores
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.