CBNFOT091020190556 Foto: Renato Alves/Agencia Brasilia Governador Ibaneis Rocha

GDF nomeia 118 aprovados no concurso da Sedes

Publicado em Concursos, Distrito Federal, DODF, GDF

Karolini Bandeira*- O Governo do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (27/10), solenidade de nomeação dos servidores selecionados no último concurso público da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). A cerimônia, que teve presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), anunciou 118 novos profissionais a serem lotados em diversas unidades de atendimento social na capital federal.

Em discurso, a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, salientou que, desde o último ano, foram mais de 500 chamamentos. Antes de 2020, a Sedes não empossava novos servidores há, no mínimo, dez anos. “Mais de 500 servidores que estão entrando não apenas por vontade do governo, mas uma necessidade. É tempo de ação, de nomeação, de se entregar e de fazer.”

Aos novos profissionais presentes, Rocha pediu que os trabalhos sejam feitos com empenho e “entrega”: “Peço para vocês manterem a garra. Vocês não estão aqui para servir um governo, e sim a população do Distrito Federal.”

A cerimônia também oficializou a nomeação de servidores públicos da Secretaria da Justiça (Sejus-DF) e da Secretaria da Mulher (SMDF).

Mais de 550 nomeações

Há mais de um ano à frente da gestão da Sedes-DF, a secretária Mayara Rocha lembra que quando assumiu o cargo, a secretaria tinha 1.179 servidores na área da assistência social. Desde então, mais de 550 profissionais foram nomeados. “Neste período realizamos a nomeação de mais de 550 aprovados no concurso. Agora, com o anúncio feito pelo governador, destas novas 117 nomeação nos próximos dias, vamos ter uma reestruturação do quadro de pessoal da secretaria em mais de 50%. Essa é a comprovação que o governado tem um olhar social, porque não basta ter benefícios, é preciso ampliar e qualificar os atendimentos realizados nas nossas unidades”, enfatizou.

Mayara Rocha ressalta, também, que o governador se comprometeu em preencher todos os cargos em vacância da secretaria até o fim deste ano. “Estamos trabalhando, junto com a área econômica do governo, para nomear todos os cargos que estão vagos na Sedes, seja por motivo de aposentadoria de um servidor, falecimento ou até mesmo por pedido de exoneração de servidor que passou em outro concurso. E é importante destacar que esse número é flutuante, muda constantemente. Mas é fato que todas as nomeações por motivo de vacâncias serão supridas e, assim, vamos ampliar ainda mais os nossos atendimentos”, garantiu.

Novas unidades de atendimento social

O governo inaugurou, este ano, dois novos Cras — um no Sol Nascente e um no Recanto das Emas. Nesta quarta (6), foi reinaugurado o Centro de Atendimento Especializado de Assistência Social (Creas) da Estrutural.

A secretária celebrou a inauguração de novas unidades de atendimento social no DF. Para Mayra, a área está entre as prioridades do GDF. “Desde 2014 não tínhamos a inauguração de novas unidades de atendimento social no DF, ou seja, quase dez anos sem ampliação da rede de proteção social. Mas neste período a população da capital cresceu consideravelmente, o que exigia uma reestruturação na oferta dos serviços, como também do quadro de servidores”, disse.

“Não adianta convocar novos servidores se não temos onde coloca-los para trabalhar. Como gestora preciso ter a percepção das condições de trabalho dos atuais servidores, por isso também estamos atuando para no fortalecimento da rede de atendimento, seja com a realização de pequenos reparos, como a reforma de unidades e até mesmo a inauguração de novos espaços”, comunicou a secretária.

O concurso

Em 2020, a Sedes publicou quatro editais ofertando 1.884 vagas para cargos de nível médio e superior. Das vagas, 314 foram para contrato imediato e 1.570 para formação de cadastro reserva. Os aprovados exercem jornadas de trabalho de 30 horas semanais para remuneração de R$ 2.600 a R$ 3.599,70.

Os candidatos de nível superior puderam optar entre os cargos de especialista em assistência social, nas especialidades de educador social, direito e legislação, pedagogia, psicologia, serviço social, administração, ciências contábeis, comunicação social, economia, estatística e nutrição. Para nível médio foram ofertadas vagas para técnico administrativo, agente social e cuidador social.

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader