Estudos Freepik/Reprodução

Festas de fim de ano e estudos? Veja dicas de como conciliar obrigação e lazer

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Distrito Federal, Sem categoria

Para o professor, o concurseiro precisa se planejar muito bem para manter o foco e encaixar mais horas de lazer ao longo da semana

Com a chegada das festividades de fim de ano, entre Natal e Réveillon, muitos concurseiros buscam alternativas para conciliar o ritmo de estudos e dedicar tempo para a família e amigos. O professor Décio Sousa, especialista nas matérias de raciocínio lógico, matemática, estatística e gerenciamento de estudos de alta performance do IMP Concursos dá dicas para um planejamento.

Para o professor, o concurseiro precisa se planejar muito bem para manter o foco e encaixar mais horas de lazer ao longo da semana. “Neste período, busque um plano de estudos com uma carga horária mais reduzida, baseada em revisões e resoluções de simulados. Lembre-se que o descanso e lazer é necessário, mas não perca o foco do seu tão sonhado cargo público. Equilíbrio e constância é a chave de tudo”, explica Sousa.

Confira as orientações do especialista:

O ideal é aproveitar as festas sem interromper totalmente os estudos

Se o estudante seguir um cronograma de estudos com disciplina, é indicado que ele aproveite um pouco (com responsabilidade e sem exagero) das festas de fim de ano, para “esfriar a cabeça” e retomar com mais força após o período.

O lazer é importante e deve estar no planejamento de estudos

 Graças aos momentos de lazer e descanso, é possível obter vários benefícios que não serão alcançados caso o estudante fique preso aos estudos o tempo todo. O lazer previne problemas de saúde tais como: Estafa, Estresse, Transtornos psicológicos, Problemas cardiovasculares, Doenças crônicas e Perda de memória.

Organize o tempo

 Nesse período de fim de ano, incluindo a “virada” de ano novo, uma ideia pode ser dividir as semanas em 4×3. Quatro dias de estudo intenso e 3 dias com lazer e festejos.

Saiba identificar seu tempo de rendimento e aproveite-o ao máximo

O “tempo ideal” de estudos por dia é o tempo que o concurseiro estuda com qualidade. O tempo que realmente ele consegue render, aprender, memorizar, entender o conteúdo de forma ampla e clara. E isso depende da individualidade de cada um. Há alunos que rendem em duas horas de estudos, o que muitos não conseguem render em quatro horas. Saiba identificar e aproveitar ao máximo esse tempo, para que consiga desfrutar de mais tempo de lazer sem prejudicar o cronograma de estudos.

Equilíbrio é a palavra-chave

Muitos tendem a exagerar na dose: estudam o tempo todo ou caem na curtição e só voltam a estudar depois da virada de ano. Tirar um período para uma revisão e para exercícios, mesmo entre os feriados, pode fazer toda a diferença para evitar a quebra do ritmo de estudos.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes