Especialista pontua concursos cujo o conteúdo tem paridades com o do BB

Publicado em carreira bancária, Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Sem categoria

“A dica é começar pela parte de conhecimentos básicos, como português, matemática básica e financeira e informática, que são comuns à carreira”, diz especialista

Candidatos que tentam um vaga no certame público do Banco do Brasil podem se deparar com outros certames que podem ser uma boa aposta para os concurseiros ainda em 2023, conforme afirma o professor Beto Fernandes, especialista em carreiras bancárias do Gran Cursos.

Beto destaca que o conteúdo dos concursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que lançou sua última seleção em setembro de 2011, e do Banco Central, que segue almejando a realização de um novo certame, apresentam entre 40% e 60% de congruência com o último edital do Banco do Brasil. O especialista também aponta os concursos do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal como boas opções.

Outro concurso que deve ficar no radar de quem fez a prova do BB é o Banpará. “O edital do Banco do Estado do Pará tem 100% de equivalência com o edital do Banco do Brasil, é uma excelente oportunidade para quem estudou pro BB e não teve um bom resultado. A previsão é que esse concurso aconteça no início de 2024 e o conteúdo é o mesmo, a única diferença é que na prova do Banco do Brasil caiu Inglês, o que não vai acontecer na prova do Banpará. Ou seja, é um conteúdo a menos para ser estudado”, afirmou Beto.

“A dica é começar pela parte de conhecimentos básicos, como português, matemática básica e financeira e informática, que são comuns à carreira. Especificamente para o Banco do Nordeste, também recomendo que o candidato foque em Vendas e Negociação, pode ser que não venha com esse nome no concurso, mas como Noções de Atendimento. Em Conhecimentos Bancários, pode estudar crédito rural, crédito industrial, mercado de seguros e previdência complementar, mercado de capitais, derivativos, fundo garantidor de crédito e Sistema de pagamentos brasileiro. Há tempo suficiente para aproveitar o conteúdo já estudado e ainda aperfeiçoar a preparação”, orienta o professor.

Sobre o concurso do Banco do  Brasil

As provas objetiva e discursiva foram aplicadas no último domingo (23/4). Os gabaritos preliminares da prova objetiva já estão disponibilizados na página oficial da seleção. Para ambos os cargos foram aplicadas cinco gabaritos diferentes.

Ao Correio, o Banco do Brasil informou que de acordo com o levantamento realizado pela Fundação Cesgranrio, banca organizadora, as abstenções no concurso da instituição corresponderam a 47,6% dos inscritos, ou seja, mais de 700 mil candidatos desistiram de concorrer a uma das 4.299 vagas ofertadas pelo certame.

O resultado das provas objetivas e das notas preliminares da redação será anunciado em junho, no dia 5. Já no dia 14 do mesmo mês, será divulgada a relação final dos aprovados.

Vale ressaltar que ainda são ofertadas 2.226 vagas para cadastro reserva. As chances são para o cargo de escrituário em duas especialidades: agente comercial e agente de tecnologia. O certame teve mais de 1,3 milhão de inscritos para as vagas de escriturário (agente comercial) e mais de 130 mil inscritos para as vagas de escriturário (agente de tecnologia).

A remuneração inicial é de R$ 3.622,23 para uma jornada de 30h semanais. Os aprovados e nomeados também receberão benefícios, como: plano de saúde, auxílio alimentação, plano odontológico e possibilidade de ascensão de carreira, entre outros.

 

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori