Corpo de Bombeiros do Pará CBMPA

Concursos no Pará podem oferecer até duas mil vagas em 2022

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Lei Orçamentária, LOA

Os concurseiros que desejam fazer concurso no estado do Pará já podem ficar animados. Em novembro, os deputados apresentaram uma série de emendas ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. Ao todo, foram 362 emendas para LOA e 39 para a proposta de Revisão do PPA, e algumas delas abordam assuntos relacionados a concursos públicos.

De acordo com o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), deputado Igor Normando (Podemos), o governo do Pará orçou R$ 19 milhões para a realização de concursos públicos no próximo ano. A previsão é de duas mil novas em vários setores do poder executivo estadual. Esse processo deverá ser desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

Processo licitatório iniciado

Ainda em novembro, dois concursos no Pará tiveram processo licitatório iniciado: Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Para a Sespa, serão 315 novos servidores com cadastro reserva; para a Sespa, são 67 vagas em cargos de nível médio e superior. De acordo com Hana Ghassan, secretária de Planejamento e Administração, as provas ocorrerão em Altamira,Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

 

Corpo de Bombeiros

Outro concurso muito aguardado é o do Corpo de Bombeiros do Pará. O projeto básico foi divulgado em agosto e a expectativa é de 405 vagas para soldados. O processo de escolha da banca ainda não foi finalizado e, por isso, o edital deve sair “só em 2022”, conforme disse a secretária por meio de rede social.

Segundo o projeto básico divulgado, o certame será dividido nas seguintes etapas: prova objetiva com 50 questões, cujo conteúdo programático ainda não foi revelado; avaliação psicológica; avaliação de Saúde; avaliação de Aptidão Física; e investigação de Antecedentes Criminais.

Leia também: Concurso para Corpo de Bombeiros do Pará terá mais de 400 vagas