Sala de aula - educação
Sala de aula - educação Crédito: Viola Júnior/Esp. CB/D.A Press Sala de aula - educação

Concurso SEE-DF: confira o que estudar para garantir uma das 4.254 vagas

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Aplicação das provas está prevista para outubro e vai abranger conteúdos de conhecimentos básicos, complementares e específicos 

O novo edital do concurso público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) foi publicado na última sexta-feira e oferta 4.254 vagas para nível superior, incluindo vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva. Do total de chances, 3.880 são para professor de educação básica; 100 para pedagogo – orientador educacional e 274 para analista de gestão educacional da carreira assistência à educação.

A remuneração varia entre R$ 4.076,99 e R$ 5.497,13, para uma carga horária entre 20 e 40 horas semanais.

O novo certame da SEEDF estará com inscrições abertas no período entre 2 e 31 de agosto. e provas estão previstas  Consoante com o edital, o certame será composto por seguintes etapas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

Conteúdo programático

A aplicação das provas está prevista para outubro. Para os cargos de pedagogo orientador educacional, os exames estão previstos para 9 de outubro. Já  para gestores, em 16 de outubro. Veja aqui as principais datas aqui!

Os exames vão abranger conhecimentos básicos, complementares e específicos. Segundo o edital as provas objetivas terão o seguinte conteúdo programático: 

Conhecimentos  Básicos (para todos os cargos):

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio  da  ortografia  oficial. Domínio  dos  mecanismos  de  coesão  textual. Emprego  de  elementos  de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos  verbais. Domínio  da  estrutura  morfossintática  do  período. Emprego  das  classes  de  palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego  dos  sinais  de  pontuação. Concordância  verbal  e  nominal. Regência  verbal  e  nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição  de  palavras  ou  de  trechos  de  texto. Reorganização  da  estrutura  de  orações  e  de  períodos  do  texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Figuras de linguagem.

Uso de Tecnologia na Educação e Informática Básica: Segurança da informação (noções de vírus e pragas virtuais,Procedimentos de backup). Conhecimento da plataforma Google (Google Sala de Aula, Google Documentos, Google Planilha).Sistema  operacional e ambiente Windows  (edição  de  textos,  planilhas  e  apresentações  em  ambiente  Windows). Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 5 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Noções de Direito Administrativo: Estado,  governo  e  administração  pública: conceitos,  elementos,  poderes  e organização; natureza, fins e princípios. Organização administrativa do  Estado. Administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. Poderes administrativos. Atos  administrativos:  conceitos,  requisitos,  atributos,  classificação,  espécies  e  invalidação. Controle  e  responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações

Conhecimentos acerca do Distrito Federal: Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito  Federal  e  da  Região  Integrada  de  Desenvolvimento  do  Distrito  Federal  e  Entorno  (RIDE),  instituída  pela  Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.

Atualidades (somente para prova discursiva): Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura,  tecnologia,    energia,    relações    internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Conhecimentos Complementares:

Legislação (para todos os cargos): Constituição Federal de 1988 (artigos de 205 a 214), Lei de Diretrizes e Bases da Educação  Nacional, Lei  Federal  nº  9.394/1996  e  suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei  Federal  nº 8.069/1990 e suas alterações, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 6 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, Resolução CNE/CEB nº 7/2010. 7 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Resolução CNE/CEB nº 3/2018, Diretrizes  operacionais  para a  Educação  de  Jovens  e  Adultos  nos  aspectos  relativos  ao  seu  alinhamento  à  Política Nacional de alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Educação de Jovens e Adultos a Distância, Resolução CNE/CEB nº 1/2021, Lei nº 13.415/2017 Reforma do Ensino Médio, Lei Orgânica do Distrito Federal, Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações, Resolução nº 2/2020 CEDF, Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Plano Distrital de Educação (PDE 2015 2024), Currículo em Movimento da Educação Básica, Pressupostos Teóricos, Diretrizes de avaliação educacional:  aprendizagem,  institucional  e  em  larga  escala, Plano  Distrital  de  Política  para  Mulheres, Lei  nº 5.105/2013 (para cargos da carreira Magistério Público), Lei nº 5.106/2013 (para cargos da carreira Assistência à Educação).

Temas Educacionais e Pedagógicos (somente para os cargos da carreira de Magistério Público): Planejamento e organização  do  trabalho  pedagógico. Processo  de  planejamento. Concepção,  importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo.Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. Currículo  do  proposto  à  prática.Tecnologias  da  informação  e  comunicação  na  educação. Educação para a diversidade, cidadania, educação em e para os direitos humanos e educação a distância. Educação integral. Educação do campo. Educação de Jovens e Adultos. Educação ambiental. Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor. Educação/sociedade e prática  escolar.Tendências  pedagógicas  na  prática  escolar. Didática e prática histórico cultural. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processos de ensino e de aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor.  Componentes do processo de ensino. Objetivos,   conteúdos,   métodos,   estratégias   e   meios. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. Função histórico cultural da escola. Escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. Projeto político pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos  norteadores. Políticas públicas  para  a  Educação  Básica. Gestão democrática. Educação em  Direitos Humanos (Educação indígena; Educação quilombola; Educação das relações étnico raciais; Educação em gênero e diversidade).

Confira o edital na íntegra e veja o conteúdo espécifico para os estudos!

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes.