Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Superintendência da Receita Federal, em Brasília/Foto: Agência Brasil

Concurso Receita Federal: banca organizadora deve ser divulgada em breve

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

A vice-presidente do Sindifisco, Natalia Saraiva,  afirmou nas redes sociais que a banca organizadora deve ser divulgada nas próximas semanas

O concurso da Receita Federal que prevê a ofertar 699 vagas, sendo 230 para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e 469 Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil pode ter a banca organizadora divulgada em breve. A informação foi concedida pela vice-presidente do Sindifisco, Natalia Saraiva, em resposta a um seguidor nas redes sociais. “É possível, mas vai depender da banca examinadora. A banca deve ser escolhida nas próximas duas semanas. Aí teremos mais definições”, afirmou Natália há cinco dias atrás.

A assessoria da Receita Federal confirmou ao Papo de Concurseiro que o processo de definição da banca já foi iniciado. Não foi informado se o órgão já recebeu propostas por empresas especializadas em organizar certames. “O processo de seleção e contratação de banca examinadora está em curso, e mais informações sobre o certame serão apresentadas quando da publicação do Edital”.

Provas previstas para 2022

Nas redes sociais, o subsecretário de gestão corporativa, Juliano Neves, falou sobre as provas, previsão de nomeação e mais detalhes sobre o concurso autorizado. Sobre as provas, o subsecretário reitera que serão aplicadas no mesmo dia, no intuito de evitar a aprovação de candidatos em ambos os cargos que serão ofertados. Além disso, foi informado também que o conteúdo programático já foi revisado e atualizado pela assessoria técnica de todas as subsecretarias do órgão.

“Teremos que garantir que as provas não caiam no período eleitoral, onde as escolas estarão reservadas para as eleições. Então, estamos atuando para realizá-lo o mais rápido possível, mas temos que ter o conhecimento que os novos colegas serão efetivamente nomeados no meio do ano que vem”.

Natália também falou sobre a aplicação dos exames. “Mais provável depois do primeiro turno. Talvez antes do segundo”.

Último concurso

A Receita Federal não realiza uma nova seleção desde 2014. À época foram ofertadas 278 vagas para o cargo de auditor-fiscal. A Escola de Administração Fazendária – ESAF foi a banca organizadora.

A seleção foi composta pro provas objetivas e discursivas, além de sindicância de vida pregressa. A prova objetiva contou com 140 questões, sendo 70 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.

Em 2012 o órgão ofertou vagas para analista. A prova objetiva foi composta por 135 questões, sendo 75 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos.

Os candidatos também passaram por avaliação dissertativa e a uma etapa de sindicância de vida pregressa.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes