unnamed (7) Imagem: PMPI Soldados da Polícia Militar do Piauí enfileirados no quartel

Concurso PMPI poderá ser lançado ainda em 2020, afirma comandante

Publicado em carreira militar, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Curso de formação

“Já houve a tratativa com o governador do Estado”, diz o comandante Lindomar Castilho

 

Karolini Bandeira*- O comandante da Polícia Militar do Piauí (PMPI), coronel Lindomar Castilho, informou que o edital de abertura do concurso deverá sair ainda este ano! A informação foi dada durante entrevista ao portal Cidade Verde na última sexta-feira (6/11). “Acreditamos que ainda este ano seja possível o lançamento do edital. Já houve a tratativa com o governador do estado, há interesse da parte dele, mas ele está analisando o melhor momento, as condições financeiras que o estado possa apresentar. Nós estamos confiantes que ainda este ano ele possa autorizar a confecção deste edital e o lançamento”, previu o comandante.

 

Segundo Lindomar Castilho, o concurso contará com etapas de exame intelectual, exame de saúde, exame odontológico e investigação social: “É um concurso prolongado, porque além das etapas tem a formação de seis meses (praça) e de dois anos (oficial)”. “Por isso, há a necessidade de este ano ainda o governo lançar o edital”, completou.

 

“O ideal é autorizar 1.000 vagas”

Ao ser perguntado sobre o quantitativo de vagas, o comandante não deu certeza, mas levantou a possibilidade de serem autorizadas 1.000 vagas distribuídas em dois concursos: “O número de vagas o governador não decidiu ainda. Há uma condição de autorizar 500 e depois mais 500, totalizando 1.000 vagas para o cargo de soldado”.

 

A abertura do concurso foi anunciada em outubro

Durante solenidade e entrega de equipamentos no Quartel do Comando Geral da PMPI, o governador Wellington Dias anunciou o lançamento do edital ainda para outubro. “Anuncio que ainda neste mês de outubro devemos liberar o edital para o concurso. Já posso afirmar que o objetivo é completar as regiões onde o número de profissionais é baixo”, comunicou o governador. A previsão, no entanto, não foi cumprida.

 

PMPI 2017

O último certame da corporação, em 2017, foi organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) e ofereceu 480 vagas para ingresso no curso de formação de soldados.

Puderam concorrer ao cargo de praça candidatos com nível médio completo e com idade entre 18 e 30 anos, alcançados durante o período de inscrição. Foram cinco as etapas do concurso: prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

As oportunidades foram para atuação em batalhões das seguintes localidades: Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oieras e Bom Jesus.

A remuneração oferecida na ocasião foi de R$ 3.100 e, dentre o número de vagas, apenas 10% eram voltados para o sexo feminino.

 

 

*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco