O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, falou nas redes sociais sobre a inteção de reduzir o período entre uma etapa e outra do concurso para agentes da corporação. O prazo entre os exames sempre foi um incômodo entre os concurseiros.
Em resposta a um seguidor , ele respondeu que pretende encurtar os prazos entre as etapas.
“Isso será minha próxima demanda junto à CLDF e ao Governo do Distrito Federal. Reduzir esses prazos é questão de sobrevivência da Instituição!!!!”
O concurso público da PCDF ainda está em andamento e oferece 2.100 vagas para agentes e escrivães. As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de escrivão foram aplicadas em 21 de agosto, no turno da tarde. Para o cargo de agente de polícia, o exame foi realizado em 22 de agosto.
A seleção para agente de polícia reserva 600 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Para estas vagas, foram contabilizadas 88.894 inscrições no total, resultando em uma demanda de 148.16 candidatos por vaga. Além disso, foram registradas 864 inscrições para vaga de candidatos com deficiência 15.528 na condição de cotista.
O subsídio é de R$ 8.698,78, para 40 horas de trabalho semanal (o regime de trabalho é de dedicação integral e exclusiva, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada).
Os aprovados nas provas objetivas ainda passarão por:
- Prova capacidade físicas (TAF)
- Exames biométricos e avaliação médica;
- Prova prática de digitação;
- Avaliação psicológica;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Prova de títulos; e
- Curso de formação
PLOA 2022 prevê 500 vagas
O projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022, encaminhado para o Congresso Nacional estabeleceu o preenchimento de 500 vagas para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
O quantitativo previsto no PLOA 2022 foi superior ao indicado no documento de 2021, quando foram fixados 300 cargos para a corporação.
Além disso, há previsão de 355 vagas para preenchimento no Corpo de Bombeiros Militar do DF e 736 para a Polícia Militar do DF.
PCDF autoriza novos concursos
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) autorizou recentemente novos concurso públicos com 300 vagas! A informação foi dada pelo diretor-geral da corporação, por meio das redes sociais, na terça-feira (24/8). O aval foi dado pela Secretaria de Economia para carreiras de delegado e agente de custódia. Serão 150 chances para cada carreira.
“Boa notícia para a PCDF e para a segurança pública da nossa Capital! A Secretaria de Economia do DF autorizou a realização de concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia e de Agente Policial de Custódia. Estão previstas 50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva para cada cargo. A Polícia Civil do Distrito Federal agradece ao governador Ibaneis Rocha, ao secretário de economia André Clemente e ao secretário de segurança pública Júlio Danilo pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal. #pcdfagora“, disse.
Leia também: Secretário da Economia afirma que aval deve ser oficializado nos próximos dias