cbc5088a-6527-4b8d-9afd-4a871c5c917e Foto: PCPB/Divulgação

Concurso da PCPB terá banca definida nos próximos 15 dias, anuncia governador

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- O planejamento para a realização do concurso da Polícia Civil do Estado da Paraíba (PCPB) não para de avançar! Em transmissão ao vivo feita nas redes nesta quinta-feira (10/6), o governador do Estado, João Azevêdo, informou que a banca organizadora do certame será oficializada nos próximos 15 dias.

“Estamos selecionando a banca que vai realizar o concurso. Acredito que nos próximos 15 dias a banca já estará definida e começará a trabalhar na definição. O edital já está quase pronto, para que a gente possa lançar o concurso de 1.400 profissionais da área da Polícia Civil”, anunciou o governador.

Conforme informado pelo governador, a corporação contará com novas 1.400 contratações nos cargos de delegado (120 vagas), escrivão (520 vagas), perito médico (50), técnico em perícia (73), necrotomista (70), agente de investigação (414), perito criminal (77), perito químico (45) e papiloscopista (31).

Ainda segundo Azevêdo, o certame será necessário para “suprir as necessidades de cargos de carreira e reforçar os quadros, diante do cenário de 785 servidores aptos a se aposentarem”. O edital deverá ser divulgado em breve no Diário Oficial do Estado.

O concurso já havia sido anunciado pelo presidente da Associação dos Delegados do Estado (Adepdel), Steferson Nogueira. De acordo com o presidente, o governo informou que o certame estava sendo planejado durante reunião feita em 12 de fevereiro na Procuradoria Geral da Paraíba (PGE/PB). De acordo com o representante, o governo prometeu que o estudo para o concurso “está em fase final”.

13 anos sem concurso

Realizado em 2008, o último concurso da PCPB foi organizado pela Cebraspe e distribuiu 1.162 oportunidades de nível médio e nível superior nas funções de delegado, perito, papiloscopista, técnico em perícia, necrotomista e motorista. As etapas foram aplicadas nos municípios de João Pessoa e Campina Grande. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva (obrigatórias para todos os cargos), Teste de Aptidão Física (obrigatório para todos os cargos), avaliação psicológica (obrigatória para todos os cargos), prova prática de digitação (obrigatória para escrivão), avaliação de títulos (obrigatória para cargos de ensino superior) e investigação social (obrigatória para todos os cargos). Leia o edital na íntegra!

 

 

 

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer